top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Administração de Juruena Distribui Calcário aos Pequenos produtores

A administração municipal de Juruena, através da secretaria de agricultura e meio ambiente tem procurado dar apoio e incentivar as cadeias produtivas, isso foi o que afirmou o secretário Fioravante José Montanher.


Durante esse ano de 2019, diversas atividades foram apoiadas, incentivadas ou incrementadas pela secretaria de agricultura do município de Juruena, afirma a prefeita Sandra Crozetta.


Claro que muitos nem se atenta para as ações positivas da secretaria de agricultura, pois, somente tem objetivos de críticas, visando na maioria das vezes encontrar as ações negativas ou pontos falhos que a secretaria deixou de atender, isso são sempre objetivos de pessoas que procuram sempre crescer atirando pedras no serviço que outros fazem, somente visando interesses próprios, pois, se tivessem interesse no desenvolvimento, procuraria a secretaria e ajudaria e orientava com os seus conhecimentos, comenta alguns moradores.


Dentro das diversas atividades apontadas pelo secretário, Fiori e pela prefeita Sandra, se destaca o torneio leiteiro, Castanha, Cacau e distribuição de Calcário visando dar o devido incentivo e valorização a cadeia produtiva da bacia leiteira e diversas outras cadeias produtivas que são fontes de renda a diversas famílias de Juruena.

De acordo com a administração, todo o possível é feito visando a ampliação desta cadeia produtiva, pois, é uma maneira de muitos melhorar a sua qualidade de vida e permanecer com a sua família em suas propriedades rurais, comenta a prefeita Sandra.


Já o secretário Fiori, destaca que a secretaria tem feito todo o possível para ajudar aos produtores em material que o governo municipal pode fornecer dentro do que permite a legislação e os recursos financeiros, todavia, destaca que sempre está empenhando em buscar maneiras de auxiliar cada vez mais.

Outras cadeias produtivas que a atual administração tem procurado incentivar, está a plantação de Castanha e Cacau, e neste ano de 2019, ações foram realizadas visando melhorar e ampliar essas cadeias produtivas, pois, são meios de melhorar os ganhos dos pequenos e médios produtores de Juruena, afirma Sandra Crozetta.


De acordo com o secretário Fiori, a Castanha do Brasil foram iniciadas o processo de mudas e germinações ainda em 2017, e plantadas no decorrer do ano de 2018, já neste ano de 2019 foram feitos os processos de enxertos no campo e para isso a EMPAER, disponibilizou material genético e profissionais da área para capacitação de técnicas de enxertia, comentou o secretário Fiori.

Já o Cacau é uma outra cultura que vem ganhando espaço na região Vale do Juruena. Isso resultado de parceria com CEPLAC, Secretaria de Agricultura e ADERJUR que tem possibilitado doações de mudas hibridas e capacitação técnica de enxertia a produtores em Juruena, sendo que a unidade para fomentar e aumentar as áreas e produtividade, foi concluída com sucesso, destacou Fiori.


Por fim, diversas outras cadeias produtivas vêm sendo apoiadas e incentivadas, mas para qualquer cadeia produtiva, o trabalho do solo é fundamental, entre os quais está o controle da acidez que deve ser feito pelos proprietários e para isso tem os apoios necessários se procurar a secretaria de agricultura ou a EMPAER em Juruena.


E um dos produtos necessário para equilibrar a acidez do solo, seja ele em qualquer cadeia produtiva, está o calcário, e para isso a administração municipal de Juruena distribui e facilitou aos pequenos produtores em torno de 300 toneladas do produto esse ano, afirmou o secretário Fiori.


De acordo com o secretário, em torno de 40 pequenos produtores foram beneficiados com essa ação da administração em facilitar e distribuir calcário para melhorar a qualidade do solo, comentou Fiori.

A prefeita, Sandra Crozetta, em sua conclusão disse que: “Nossa administração tem procurado fazer tudo que está ao alcance para atender a todos, e os pequenos, médios e grandes proprietários nem tem sido diferente, tanto em dar apoios nas cadeias produtivas, bem como, buscando meios de regularizações fundiárias”, comentou Sandra Crozetta.


Por: Maurilio Trindade Aun

bottom of page