• Gabriel Pietro

Conheça o outdoor que foi projetado para purificar o ar das cidades


À primeira vista, o outdoor que aparece logo abaixo parece ser mais só mais um, mas sua estrutura contém uma tecnologia inovadora, que purifica o ar circundante e consome a poluição atmosférica.


Trata-se de uma resina desenvolvida pelo engenheiro holandês Daan Roosegaarde e seu ateliê de pesquisa em parceria com a Universidade de Monterray, no México, que retém os poluentes do ar e os converte em oxigênio quando expostos à luz solar direta.


Dezenas de outdoors espalhados pela cidade de Monterrey foram revestidos com a resina, cuja pesquisa está em fase final.


A nanotecnologia fotocatalítica funciona de maneira semelhante ao tratamento de superfícies com base em minerais. Ela permite que quaisquer superfícies planas e expostas à luz solar retenham e limpem poluentes danosos transportados pelo ar.


O outdoor converte a mesma quantidade de ar limpo que 30 árvores a cada 6 horas e pode funcionar por até cinco anos.


Uma vez que a cidade mexicana, bastante afetada pela emissão de gases poluentes provenientes das indústrias e dos carros, está situada em um vale onde há muito pouco espaço para árvores ou ampla vegetação, os outdoors são considerados uma nova e revolucionária ferramenta de saúde urbana.


“Foi ótimo trabalhar com os alunos da Universidade de Monterrey, pegando um problema e transformando-o em algo potencial”, disse o engenheiro holandês Daan Roosegaarde. “Estou realmente orgulhoso de vê-los passarem da pesquisa acadêmica para um projeto real. Não acredito na utopia – uma solução perfeita – mas na protopia: um processo gradual, passo a passo, para melhorar a nossa realidade.”


Fonte: Gabriel Pietro | Razões para Acreditar

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4