top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Confira 8 estratégias para ter uma fazenda mais lucrativa


Confira um resumo da palestra “Oito regras das fazendas campeãs de resultados”, ministrada pelo zootecnista, mestre em produção animal e consultor Antônio Chaker. Em sua palestra realizada durante a Beef Expo 2017, o consultor do Inttegra, Instituto Terra de Métricas Agropecuárias, convida o pecuarista a entender melhor o seu modelo de negócio. A partir de oito estratégias, ele explica a receita para garantir o resultado esperado de uma propriedade rural. Veja quais são:


1 – Proprietário deve ser o líder e focar no resultado sem paternalismo Nessa primeira parte, Chaker afirmar que a chave do sucesso está relacionado fortemente ao comportamento do proprietário: “O dono exercendo o papel de dono”.


2 – Gerente tem autonomia É cada vez mais comum ouvir a recomendação de que a fazenda deve ser administrada como uma empresa. Um dos exemplos desta transformação é a delegação de funções. Segundo Chaker, o conceito de empoderamento dos gerentes é importante. Ele afirma que o gerente deve dar opinião dentro de sua alçada para uma administração mais sólida.


3 – Equipe alinhada com metas estabelecidas Nesta parte, Chaker reforça a importância da definição de metas e como deverá funcionar a organização de uma propriedade, com tarefas específicas. Todas as informações devem estar sempre à mão, para evitar uma possível “notícia ruim que demorou para chegar”. Isto porque uma informação não dada pode comprometer o alinhamento de uma fazenda.


4 – Ter um cronograma e acompanhar as atividades O consultor explica nessa fase o conceito “fazer”, pois na maior parte das vezes as pessoas não cumprem o solicitado não porque não querem, mas sim porque não foram bem esclarecidas. Outro ponto de atenção é acompanhar os cronogramas e solicitar relatório sobre o que foi feito.


5 – Atenção para o fluxo de caixa “O fluxo de caixa determina quando podemos aproveitar as boas oportunidades”, indica o consultor.


6 – Atentar para a produção de forragem Transformar com eficiência o capim em carne é a atividade principal de uma fazenda de corte e o sucesso nesta etapa está relacionado com o sucesso da propriedade como um todo.


7 – Evitar investimentos desnecessários Chaker afirma que diluir despesas administrativas melhor significativamente o resultado financeiro da fazenda. A ideia, metaforicamente, é gastar o mínimo com situações que “não dão bezerros”, brinca o zootecnista.


8 – Aprenda com o resultado e evolua constantemente Neste momento, o palestrante incentiva o pecuarista a evoluir a partir de seus resultados obtidos e estar aberto a aproveitar novas tecnologias disponíveis.


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page