top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Secretaria de Agricultura de Castanheira irá distribuir mais 25 mil mudas de café clonal


Visando o fortalecimento da agricultura familiar em Castanheira, o governo municipal, através da Secretaria de Agricultura, continua incentivando o plantio do café, na variedade clonal, na região. Tanto que dentro de trinta dias 25 mil mudas, formadas no Viveiro Municipal, estarão sendo disponibilizadas.


Segundo o Secretário Paulo Hodenski, apenas um produtor da região do Assentamento São Sebastião estará plantando 10 mil mudas. Trata-se de César Arvani, que já esteve entre os produtores que plantaram outras 25 mil mudas de café clonal em 2019 em Castanheira, apostando no projeto da administração de Mabel de Fátima Milanezi. “A própria Mabel se empenhou pessoalmente, no início, visitando regiões produtoras”, lembra.


Para chegar ao estágio atual, a administração municipal tem estimulado os técnicos da Secretaria a visitarem especialmente as regiões produtoras de Rondônia. Recentemente, Paulo Horodenski e o engenheiro agrônomo Tiago Marim, da Empaer, estiveram em Alto Alegre dos Parecis, uma das referências no plantio naquele Estado, de onde trouxeram material genético para ampliação do estoque do Viveiro.


Douglas Marques de Camargo, engenheiro florestal, que compõe com Francisco Sales do Nascimento a equipe de viveiristas, destaca que para formar mudas clonais, é preciso manter as estacas em ambiente úmido, principalmente durante o período inicial de enraizamento. No viveiro elas são irrigadas de 5 em 5 minutos, durante os 70 dias iniciais, nos períodos de sol.


Este trabalho prévio de seleção de plantas matrizes apresenta algumas vantagens em relação as mudas formadas por meio de sementes, entre elas maior produtividade, maior uniformidade de maturação, melhor qualidade do grão, ciclo diferenciado de maturação e programação escalonada de colheita.


Bananas


Em parceria com produtores interessados, a Secretaria de Agricultura de Castanheira está começando a estimular o plantio de bananas no município. Um desses produtores já encomendou 3 mil mudas, que serão trabalhadas no estágio inicial no Viveiro Municipal e depois entregues para replantio.


bottom of page