top of page
Divulgação Pronac 2316326.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
  • Vivaldo S. de Melo

Enxertia da Castanha comprova apoio ao produtor no município


A Secretaria de Agricultura de Castanheira está celebrando mais uma conquista: com apoio da Empaer, realiza a primeira enxertia da castanha no município, a partir da propriedade do Sr. Luis Marques.


“Mais 3 a 4 anos e os que acreditaram no projeto idealizado pela prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici estarão colhendo os primeiros frutos”, destaca o Secretário Paulo Horodenski. “Está comprovado que o plantio na região dá certo”, observa.


Paralelamente, várias ações estão em curso no município visando incentivar os produtores rurais. Duas patrulhas rurais, compostas de 2 tratores, 2 carretões e ensiladeira, trabalham regularmente na preparação da terra, no plantio e distribuição dos ciclos de produção.


Num projeto de apoio ao produtor de leite, por exemplo, uma fonte destaca que o governo municipal está empenhado em apoiar a produção de comida para o gado, ou seja, na origem do processo.

Em outra ponta, o Viveiro Municipal nunca esteve tão ativo como nos últimos meses, trabalhando para o melhoramento genético de produtos como a castanha, café clonal, banana e outros.


No caso específico do café clonal, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Empaer, deve processar a partir de fevereiro a distribuição de mais 25 mil mudas. Numa primeira fase outras 25 mil foram distribuídas.


Numa projeção de futuro, uma meta da administração é disponibilizar várias patrulhas agrícolas, especialmente ao pequeno produtor, incentivando com isto o fortalecimento da agricultura familiar, em fase crescente no município.


bottom of page