top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Alimentos que contribuem com o funcionamento do cérebro


Memória, capacidade de aprendizagem, raciocínio e localização são importantes para a manutenção da vida, de forma autônoma. Para isto é necessário, e importante cuidarmos de nossa saúde mental, que também depende de uma adequada alimentação (que implica na redução de consumo de determinados alimentos e o aumento de consumo de outros).


O nutricionista Júlio Aquino, membro do American College of Sport Medicine e do Institute of Functional Medicine, lista dez alimentos que ajudam no funcionamento da nossa “máquina”:


NOZ

A noz é rica em fósforo, essencial para a formação de energia na célula nervosa. Sem ele, a célula não consegue formar neurotransmissores, o que pode ocasionar problemas de saúde, como depressão e ansiedade.


QUEIJOS BRANCOS

Ricos em proteínas e sódio, estes alimentos ativam nosso cérebro. Ele é recomendado principalmente para quem tem cansaço mental. Seu consumo também diminui a incidência da depressão.


LEITE E DERIVADOS

Esses alimentos são ricos em cálcio, mineral importante para a atividade excitatória do cérebro. É muito bom para quem tem depressão, mas é preciso tomar cuidado: para pessoas ansiosas, a ingestão pode aumentar o quadro de ansiedade.


BATATA DOCE

Rica em cromo, ajuda a aumentar a entrada de glicose na célula cerebral – e a mantê-la. Desta maneira, fornece energia para os neurônios.


AVEIA

Tem grande quantidade de lisina, um aminoácido inibitório do sistema nervoso. Desta maneira, ela relaxa o corpo e dá a sensação de prazer. Boa opção para quem tem ansiedade e insônia.


BETERRABA

Este vegetal é rico em taurina que, assim como a lisina, tem efeito inibitório do sistema nervoso. Tem ação na formação dos neurotransmissores que relaxam o corpo. Aumenta o foco e diminui a ansiedade.


CACAU

Rico em zinco, este vegetal age na síntese e reparo do DNA. Faz com que os tecidos cerebrais sejam reorganizados e atua como intermediário em substâncias que produzem neurotransmissores.


BANANA

Rica em potássio, esta fruta tem a capacidade de adequar a transmissão nervosa, ou seja, ela tem o potencial de inibir o sistema nervoso, deixando a pessoa mais calma.


CASTANHA DE CAJU

Oleaginosa rica em arginina, que tem efeito de abertura dos vasos sanguíneos. Isso faz com que o sangue chegue mais rápido nos tecidos cerebrais, nutrindo-os com vitaminas e minerais importantes para a formação de neurotransmissores.


ACELGA

Rico em magnésio, este vegetal age na formação de energia para o cérebro. Facilita a transmissão nervosa e ajuda a prevenir depressão e ansiedade.



bottom of page