top of page
Divulgação Pronac 2316326.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
  • Deise Aur | Greeme

Brasileiro inventa tubo de pasta de dente biodegradável para reduzir o uso do plástico


A redução do uso de embalagens, essa alternativa vem sendo colocada em prática em vários produtos, e isso tem contribuído para torná-los mais sustentáveis graças ao uso de materiais biodegradáveis nas embalagens, ou até mesmo à eliminação do uso de embalagens, como no caso de produtos vendidos a granel, sejam alimentos sólidos ou cosméticos, por exemplo.



Mesmo com esses avanços, ainda existem produtos que permanecem difíceis de terem suas embalagens plásticas substituídas, como é o caso da pasta de dente.


Embora existam cremes dentais disponíveis em frascos de vidro, eles são bem poucos, difíceis de achar e de usar.

Pensando nisso, Allan Gomes realizou um trabalho acadêmico para a Universidade Federal de Minas Gerais, através do qual encontrou uma solução para essa problemática, desenvolvendo uma embalagem sustentável para o creme dental.

Ele se inspirou na embalagem atual da conhecida pasta de dente Colgate, a redesenhou de maneira mais moderna e, acima de tudo, a projetou para ser ecológica.

A nova embalagem consiste em um tubo planejado para ser confeccionado com materiais recicláveis e biodegradáveis, capazes de garantir a conservação do produto, durante o transporte e o armazenamento.


O tubo idealizado por Allan Gomes tem um formato feito para ser pendurado em vez de empilhado, evitando assim de amassar e estragar o frasco, além disso, a nova embalagem dispensa o uso de tintas químicas prejudiciais.

Graças a todas essas características do novo tubo, será possível resolver problemas logísticos e ambientais associados à embalagens dos cremes dentais que existem no mercado, pois, até então, não existia essa nova alternativa que oferece uma embalagem sustentável e minimalista.


Uma solução eco-friendly (amigável ao meio-ambiente) para o desperdício de materiais e para a redução da poluição por plástico!

bottom of page