Estudantes de São Paulo criam telha sustentável feita de embalagem Tetra Pak e fibra de coco
Mais uma inovação criada por jovens estudantes e isso dá gosto de se ver e noticiar. Os estudantes Keylla Oliveira, Danielli Santos e Eduardo Correia, do curso de Administração da Escola Técnica Estadual (Etec) Heliópolis, na capital paulista, se uniram e criaram a “Telha Ecológica” utilizando embalagens Tetra Pak vazias e fibras de coco.
Esse projeto que teve o acompanhamento e a orientação das professoras Roberta Cabrera e Tais Bisbocci, foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e ficou finalista, entre mais de 800 inscritos, do prêmio da 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (FEBRACE) 2017.
A reciclagem das embalagens Tetra Pak não é algo tão simples, pois este material é composto de três camadas diferentes: papel, alumínio e polietileno e, para reciclá-lo, é necessário separá-los. Bem por isso, existem cooperativas que descartam essas embalagens e não as reciclam.
Nesse contexto a criação desses estudantes contribui para aproveitar estas embalagens e, ao mesmo tempo, eliminar os impactos ambientais do descarte desses materiais de decomposição demorada.
Para aprimorar essa telha ecológica, eles tiveram a ideia de adicionar a fibra vegetal extraída do coco com a finalidade de servir como isolante acústico.
“As telhas ecológicas são mais resistentes, suportam uma carga de 150 quilos por metro quadrado e são aproximadamente 15 quilos mais leves em comparação com as convencionais. Comparando com as telhas de amianto, ambas possuem uma vida útil de aproximadamente 25 anos, mas a ecológica é uma solução mais sustentável e extremamente interessante“.
Os estudantes realizaram pesquisa de campo para saber o nível de receptividade do mercado em relação a essa telha e os entrevistados demonstraram aceitação e interesse por ser uma alternativa ecológica e uma opção vantajosa.