• Marcia Sousa - Redação Ciclo Vivo

Jovem cria técnica para extrair microplásticos e vence prêmio do Google


O Google Science Fair desafiou jovens de todo o mundo a canalizarem a criatividade para inventar, codificar ou criar uma solução para um problema global. Quem levou a melhor foi o irlandês Fionn Ferreira, de 18 anos, que desenvolveu um método para remover microplásticos da água.


São considerados microplásticos as pequenas partículas de plástico com menos de 5 mm. Pelo seu tamanho, são mais difíceis de serem coletadas e o problema tende a piorar, uma vez que pouco tem sido feito para barrar a quantidade absurda de lixo plástico que chega nos oceanos.


O primeiro desafio foi medir a concentração de microplásticos na água. Para isto, Fionn construiu um espectrômetro. A solução desenvolvida a partir daí tem como base o ferrofluido, isto é, uma mistura de óleo e partículas de ferro que funciona como um imã que atrai os resíduos plásticos.

“Na minha aula de química na escola, eu aprendi que as cargas atraem cargas iguais. Li sobre o Dr. Arden Warner, que desenvolveu um método para limpar os derramamentos de óleo usando pó de magnetita. Isso me fez pensar que uma combinação de óleo e uma pedra-imã me permitiria remover plásticos da água”, explicou. A hipótese do jovem é que ao menos 85% dos microplásticos de uma amostra de água podem ser removidos.


Segundo o jovem, a magnetita em pó não prejudica a vida selvagem e é 98% recuperável usando eletromagnetos. Ainda assim, ao site Business Insider, ele deixou claro que seu projeto não é a solução para o problema dos microplásticos. “A solução é paramos de usar completamente o plástico”.


Agora, enquanto o mundo toma consciência e começa a buscar substitutos para o material, ideias como esta podem contribuir para solucionar os estragos já feitos. Fionn recebeu do Google 50 mil dólares em financiamento educacional.


Em segundo lugar na premiação ficou a jovem Celestine Wenardy, da Indonésia, que criou um medidor de glicose não invasivo e de baixo custo. A competição chegou a 24 finalistas, de 14 países diferentes, provando mais uma vez que ideias não faltam para transformar o futuro em um mundo melhor.


Projetar e Construir

AgroNegócio & Veterinária

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4