top of page
Divulgação Pronac 2316326.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
  • Natasha Olsen - Redação Ciclo Vivo

Paletes de coco salvam 200 milhões de árvores por ano


Tecnologia inspirada na natureza reaproveita cascas da fruta e desenvolve produtos biodegradáveis e simples de usar.


Paletes biodegradáveis produzidos com cascas de coco estão substituindo os modelos tradicionais, feitos de madeira. Os paletes de coco são produzidos pela CocoPallet. A empresa explica que os produtos são livres de produtos tóxicos, resistentes ao fogo e bastante resistentes.


A substituição de paletes tradicionais de madeira por produtos que reaproveitam a casca da fruta evita o corte de árvores e o uso de materiais tóxicos como resinas e pesticidas usados na produção de paletes de madeira.


Segundo a CocoPallet, apenas para os exportadores asiáticos, a empresa produz 1,7 bilhão de paletes de coco, o que evita o corte de aproximadamente 200 milhões de árvores.

Reaproveitamento

A casca do coco sempre foi usada para criar diferentes objetos, de vasos a anéis, passando por cordas, tapetes e tecidos. O uso para a fabricação de pallets foi desenvolvido em parceria entre a CocoPallet e a Universidade de Wageningen, na Holanda, aperfeiçoando uma técnica antiga usada por povos da Indonésia.


Uma macromolécula que tem função aglutinante, chamada lignina, evita o uso de resinas sintéticas. O produto final é biodegradável, livre de produtos tóxicos e pesticidas. A empresa afirma que, depois de usado, o pallet pode ser triturado e usado como fertilizante orgânico natural.


bottom of page