top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Juína implanta Biblioteca Digital e Sistema Delivery para Entrega de Livros em Casa


Com financiamento da Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, o projeto de digitalização dos acervos da Biblioteca Municipal de Juína e de todas as bibliotecas escolares municipais sairá do papel nos próximos dias. Além disso, um serviço delivery para entrega de livros nas casas das pessoas também será implantado.


A partir da sua implementação, todo acervo Biblioteca Pública Municipal e de todas as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino estarão disponíveis em site na internet pra toda população que poderá de casa escolher um dos quase 30 mil livros que estará a disposição. No perímetro urbano o livro poderá ser entregue em casa, já na zona rural e indígena, os livros poderão ser retirados na própria biblioteca da comunidade em dia e hora marcada seguindo todas as regras de segurança para a não contaminação pelo vírus.

Na devolução dos livros, os mesmos passarão por um desinfecção geral e colocados em quarentena, só após isso o mesmo volta a ser disponibilizado pra comunidade.


O projeto

Aprovado pelo comitê local de destinação de valores oriundos de ações civis públicas, o repasse de aproximadamente 187 mil reais será utilizado para a compra de acervo de centenas de livros físicos e digitais, jogos educativos, notebooks e outros equipamentos eletrônicos. Também contemplará a aquisição de software para a integração de todas as bibliotecas públicas do município, com a utilização dos acervos inclusive para a biblioteca indígena e outras existentes nas áreas rurais.


Entrega em domicílio

Para isso, a destinação prevê a compra de equipamentos de higienização específicas de livros e demais itens adquiridos, além de uma moto, o que vai possibilitar a entrega de livros físicos nas residências de idosos, pessoas com dificuldades de locomoção. Como prioridade para esse serviço de delivery estão as pessoas com deficiência, idosos, acamados em hospitais, gestantes e crianças.

Ao fazer o repasse, o juiz Adriano da Silva elogiou o caráter inovador do projeto por privilegiar a perspectiva cultural e educacional no enfrentamento da Covid-19, contribuindo para a saúde física e também mental da população não só neste momento, bem como após a passagem da pandemia.

A procuradora do MPT Ludmila Araújo, que compõe o comitê de destinação, também destacou a relevância da iniciativa de fomento ao acesso do acervo das bibliotecas pelo sistema de delivery ou via formato digital diante da necessidade, cada vez maior, de “adoção de medidas que evitem aglomerações e que continuem garantindo o funcionamento do distanciamento e do isolamento social”.

Da mesma forma, ela ressaltou o fato dos livros, jogos e equipamentos digitais e o sistema de entrega em domicílio permanecerem disponíveis ao fim desse momento, com a possibilidade que todo o acervo digital possa ser acessado não só pelo município de Juína, como por outros da região.


Acessibilidade

O projeto contempla ainda pessoas com deficiência, sobretudo as com limitações visuais e locomotoras, seja pelo serviço de entrega em domicílio, seja pelo sistema de leitura falada.

Os valores liberados garantirão a compra de dezenas de dispositivos para permitir a acessibilidade a pessoas cegas e surdas. Dentre os itens, destacam-se impressora em braile, sintetizadores de voz, tablets, leitores de livros digitais (e-readers), ampliadores eletrônicos (lupa mouse), lupas em régua e lupas manuais.

A lista inclui ainda diversos jogos de tabuleiro educativos, como jogo de dama-braile, baralho braile, xadrez-braile, dominó alfabetização braile, jogo da memória libras, alfabeto ilustrado libras e relógios em braile e em libras.


Destinação anterior


Esta é a segunda vez que Juína é contemplada com destinação da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho para o combate à Covid-19. O município recebeu, em 26 de março, aproximadamente 716 mil para instalar 10 leitos de UTI, voltadas para problemas respiratórios graves. Na ocasião, o município se comprometeu a garantir equipamentos de proteção da saúde e segurança dos profissionais de saúde e dos demais servidores que permanecem trabalhando de forma presencial, incluindo os terceirizados e prestadores de serviços.





P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page