Ervas são separadas em 12 canteiros: cada um representa uma parte do corpo humano. A cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, guarda um tesouro medicinal conhecido por poucos. Trata-se do chamado “Jardim da Paz”, um espaço onde são cultivadas mais de 300 espécies de ervas medicinais. Localizado em propriedade privada, a área é do tamanho de um campo de futebol.
O cultivo de ervas e flores teve início em 1996 pelas mãos da terapeuta Marlei Balbo. A estrutura foi crescendo e hoje há funcionários que cuidam para a manutenção do espaço.
São 12 canteiros, sendo que cada um representa uma parte do corpo humano: Sistema Reprodutor; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistema Circulatório; Sistema Respiratório; Sistema Endócrino; Sistema Nervoso Central; Sistema Nervoso Periférico; Sistema Ósseo; Sistema Imunológico; Sistema Locomotor e Sistema Muscular.
Dali saem florais, chás, banhos, entre outros produtos, que abastecem o Centro Holístico comandado por ela. Há ainda um herbário e uma Farmácia de Manipulação de Fitoterápicos. O que não pode ser aproveitado vai para a compostagem.
Com Certificação Orgânica e Certificação Biodinâmica, o jardim foi destaque no programa Terra da Gente, da EPTV. Confira no vídeo abaixo: