A Aromaterapia é a arte-ciência de utilização dos Óleos Essenciais, um sistema terapêutico natural que visa equilibrar o corpo e a mente no dia a dia. Estimula a saúde e o bem-estar pessoal, familiar e profissional sendo um importante apoio por sua eficacia e facilidade de utilização.
Óleos Essenciais são substâncias orgânicas e naturais formadas pelas moléculas químicas responsáveis pelo aroma das plantas. Possuem propriedades terapêuticas específicas. Podem ser obtidos pelos processos de destilação a vapor de folhas, flores, talos, madeiras e resinas ou ainda, por prensagem a frio das cascas dos frutos cítricos.
Formas de utilização
As formas mais comuns são: difusores de aromas, colares aromáticos, sprays ambientais, rechauds, banhos, compressas com água ou argila, escalda pés, inalação, vaporização, como perfume natural ou diluídos em óleos vegetais para massagens, hidratação do rosto e corpo. Podem também ser adicionados ao xampoo, cremes e loções.
A Aromaterapia é uma terapia complementar. Não substitui os cuidados médicos. Precauções: Óleos essenciais são substâncias altamente concentradas. Alguns deles devem ser diluídos para utilização. Consulte quais são eles na tabela de propriedades deste guia. Antes de usar um óleo essencial, teste-o pingando 2 gotas no antebraço e aguarde 12 horas. Se houver reação dérmica, suspenda o uso.
GUIA PRÁTICO DE AROMATERAPIA DONWLOAD