top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Secretaria de Saúde de Itanhangá Alerta aos Moradores

A secretária de saúde de Itanhangá, Dra. Elisa Maria Diniz diz estar preocupada com a falta de cuidados que parte da população tem tomado em finais de semana e principalmente feriados.

De acordo com a secretária, essa constatação de descaso com o contágio do corona vírus é fácil constatar pelo número de testes positivos que ocorre logo após feriados prolongados, por exemplo, a secretária informou que no feriado anterior, nos dias seguintes, uma média de 10 testes, 8 foram positivos.


Claro que o município somente teve uma morte que pode ser atribuído ao Corona, mesmo assim porque o morador tinha passado recentemente por uma cirurgia, todavia, a secretaria de saúde alerta para as pessoas se cuidar o máximo possível para que a situação nem saia do controle.


De acordo com a Secretária, os atendimentos médicos com umas combinações de medicamentos tem conseguido recuperar e manter as pessoas atingidas pelo vírus em boas condições de saúde, mesmo assim alerta, que a população somente pode se contar totalmente segura após forem vacinados, e ate isso acontecer, as pessoas precisam ficarem "alertas" e colaborarem para nem serem os responsáveis na transmissão do vírus e levar a morte algumas pessoas que podem nem resistir ao vírus.


A secretária afirmou: “temos tido sucesso com a combinação de alguns coquetéis de medicamentos, e assim, estamos conseguidos tratar as pessoas atingidas pelo vírus, mas precisamos que os nossos moradores colaborem, pois, se a demanda for muito grande a situação pode complicar, sem dizer que algumas pessoas com patologias existentes podem complicar ainda mais ao serem atingidas pelo Corona , por isso pedirmos para as pessoas ficarem atentas e cuidar da sua saúde e das pessoas que entra em contato”, afirma a secretária de Saúde Dra. Elisa Diniz.


A secretária lembrou que o atual prefeito, Edu Pascoski tem sempre lembrado da importância da secretaria de saúde estar atento com os cuidados necessários para a população, por isso, a secretaria tem se empenhando em alertar, orientar e fazer o melhor possível pela população para que todos possam estar o mais seguro com saúde em suas casas e trabalhos.


A secretária lembrou que é triste ver a situação de pessoas de diversos outros municípios que precisam serem intubadas, situação que muitas das vezes nem tem recuperação e essas pessoas acabam perdendo a vida, por isso, a secretaria de saúde alertou: “pedimos que as pessoas colaborem, que as pessoas sejam cuidadosas e tome os cuidados possíveis para que nem seja preciso algum morador chegar ao ponto de ficar numa UTI e ser intubado para tentar sobreviver”, comentou a secretária Diniz.


Nas finalizações, a secretaria de saúde salienta que é desnecessário enfatizar para aqueles que testam COVID positivo, que devem obrigatoriamente fazer o isolamento e cumprir o termo de compromisso de isolamento que assinam no momento que se constata positivo.

A inobservância das medidas de orientações da secretaria de saúde e vigilância sanitária, pode trazer complicações jurídicas para o contaminado, considerando que se trata de saúde pública como um todo, e um positivado COVID tem que ter consciência de não transmitir a doença, ou seja, se um (a) morador (a) que sabe que é portador do vírus nem seguir as normas de isolamento, poderá responder juridicamente, pois, é obrigação de todos a preservação da saúde pública, todavia, o município através da secretaria de saúde tem por obrigação pública tomar as medidas legais cabível para responsabilizar a todos que brincam com a sua própria vida e a de terceiros, por isso, as orientações devem ser rigorosamente seguidas, afirmou a secretária de Saúde, Dra. Diniz.


Por: Maurilio Trindade Aun

bottom of page