Educadores lançam cartilha com dicas para retomada das aulas presenciais com sugestões de exploração de novos territórios de aprendizagem.
Muitos países da Europa e da Ásia já retomaram as aulas presenciais com protocolos que incluem a aferição de temperatura na entrada, utilização de máscaras e álcool gel, janelas abertas para ventilação, distância de 1.80 m entre as carteiras, e até mesmo divisórias de plástico para separá-las.
Algumas escolas acomodaram as carteiras em quadras esportivas enquanto outras estão realizando aulas ao ar livre.
Mas será que é o suficiente para nos sentirmos seguros?
A retomada das aulas presenciais está diretamente ligada à capacidade transformadora das escolas, ao reconhecimento de outros territórios de aprendizagem – espaços públicos ao ar livre, ambientes abertos, interações com a comunidade no entorno da escola, etc.
Sugestões para o planejamento
Diante desse cenário tão desafiador, o Instituto Alana e parceiros, elaboraram um documento com sugestões sobre o planejamento de reabertura das escolas. O documento sugere o uso de espaços públicos – parques, praças e clubes, com as turmas das crianças pequenas, como forma de evitar a aglomeração e promover o contato com a natureza, além de liberar o espaço escolar interno para as crianças mais velhas e adolescentes .
Por: Ana Lúcia Machado