Vila Nova Conceição vai ganhar 21 jardins de chuva
- Redação Ciclo Vivo
- 27 de out. de 2020
- 1 min de leitura

Locais para os jardins de chuva foram escolhidos com a associação de moradores.
A Subprefeitura Vila Mariana inicia nesta quarta-feira, 28 de outubro, a construção de 21 jardins de chuva na Vila Nova Conceição, bairro do distrito de Moema. Muito além da questão estética, os jardins de chuva atuam como pontos de microdrenagem e ajudam a resgatar as espécies nativas da Mata Atlântica no bairros.
Os locais definidos na Vila Nova Conceição têm situação geográfica muito favorável para esse tipo de intervenção e foram aprovados em conjunto com a Associação de Moradores da Vila Nova Conceição (AMVNC). As águas escoam, sem acumular, em velocidade reduzida e não há riscos de alagamentos – mas sim de empoçamentos. O prazo para conclusão das obras, viabilizada por meio de emenda parlamentar, é de 60 dias.
“Um fluxo de água com trajeto reto, curto e rápido desidrata a paisagem e provoca erosão. Já uma rota longa e sinuosa com pontos de retenção desacelera a água e hidrata a paisagem, prevenindo erosões e permite uma infiltração maior“, explica a arquiteta Débora Grecco, supervisora de Planejamento Urbano da Subprefeitura Vila Mariana.

“OS JARDINS AMORTECEM E ABSORVEM A ÁGUA DA CHUVA, CONTRIBUINDO CONTRA ALAGAMENTOS ABAIXO, E RETENDO A ÁGUA, PROMOVENDO TAMBÉM A BIODIVERSIDADE”.
Comments