Muitas pessoas são apegadas a itens materiais e o motivo pode estar enraizado lá na infância. Alguns são colecionadores e não há problema algum com isso. Mas, outros, são acumuladores, pois compram objetos de forma compulsiva, e isso se torna a principal atividade da vida.
Bem, esse é um caso extremo. Se você apenas tem diversos itens guardados em casa, sabe que poderia se desfazer de muita coisa, mas o problema é a preguiça de começar a mexer em tudo, é fácil de resolver.
Em primeiro lugar, vale a pena fazer uma rápida lista de benefícios que você conquista ao se livrar de objetos que estão sem utilidade:
Abrir espaço para coisas úteis;
Deixar de acumular sujeira e poeira sobre caixas e objetos;
Fazer uma boa faxina e melhorar o ar dos ambientes;
Renovar as energias da casa;
Estimular-se a começar algo novo, livrando-se de coisas velhas;
Fazer doações a quem precisa;
Consertar objetos que têm conserto e voltar a usá-los;
Remover memórias ruins ou tristes de dentro do lar;
Aderir a um estilo de vida mais minimalista e livre, sem apego aos objetos.
Objetos para livrar agora mesmo
Esses benefícios foram o bastante para você sentir vontade de se desfazer do que está ocupando espaço na sua casa? Então veja o que mais costuma ser acumulado e que é interessante se livrar agora mesmo.
1. Remédios e cosméticos fora da validade
Qualquer coisa fora do prazo de validade não é mais seguro usar, principalmente quando se trata de medicamentos e cosméticos, que ficam em contato direto com o seu organismo. Dê uma boa olhada na sua caixa de remédios e na sua gaveta de cosméticos (inclusive maquiagens) e livre-se do que já passou da validade.
2. Itens duplicados
Se você tem itens duplicados e nunca usou o segundo, mas está funcionando, faça uma doação a quem precisa. Você até pode guardar certas coisas por segurança, como um segundo ventilador ou liquidificador. Mas, se depois de uns 3 anos, aquele item nunca foi usado, deixe que outra pessoa faça uso. Não dá para viver apegado a um objeto com medo de um dia, lá na frente, precisar usar e não ter.
3. Louças trincadas
As louças (de porcelana) trincadas podem durar por longos anos sem realmente quebrarem. Mas, se você é adepto ao Feng Shui, saiba que esses itens representam energias negativas presas dentro de casa.
4. Livros que já leu e não vai mais ler
Se você é amante de livros, é compreensível que goste de tê-los como uma coleção. Mas, se não tem espaço para eles na sua casa, passe o conhecimento deles adiante. Doe os livros para alguém que vá gostar do conteúdo, estimule a leitura para jovens que conheça, dê para um idoso que gosta de ler e vá ter uma boa companhia.
5. Itens que precisam de conserto
Os itens que estão estragados acabam virando sucata na sua casa. Então, leve-os para consertar de uma vez por todas ou trate de se desfazer. A alma sente um alívio quando você elimina da sua vida coisas sem utilidade, pois elas carregam um peso desnecessário, além de ocuparem espaço à toa.
6. Papeis e folhas sem fins documentais ou fiscais
Caso possua algum computador, considere colocar na planilha ou pastas documentos/comprovantes de pagamentos/recebimentos/contratos que dispensem a manutenção de armazenagem de papeis impressos, deteriorados com o tempo.
7. Alimentos enlatados vencidos
Pode até parecer, mas os alimentos enlatados não duram para sempre. De tempos em tempos, dê uma olhada em todas as latas fechadas do seu armário e descarte as que não puderem mais ser consumidas. Assim, além de abrir espaço, você não corre o risco de comer por engano e acabar no hospital.
8. Roupas sem uso
Com as roupas é sempre aquela velha história: um dia vai ter um evento para eu usar essa peça. Mas, faz quantos anos que o tal evento não chega? Então, trate de se livrar das roupas que estão sem uso há uns 3 verões no seu armário, pois estão apenas ocupando espaço. Faça doações ou faça um brechó com aquelas que estão em ótimo estado, pois assim você ainda sai no lucro.
Por: Priscilla Riscarolli | Dicas Online
Comments