Um jovem da Bélgica de apenas 15 anos construiu, sozinho, um verdadeiro oásis de alimentos orgânicos com cerca de quinze metros quadrados (3x5) preenchidos com as mais variadas hortaliças.
Hoje com 21 anos, Arthur Motté começou a aprender sobre jardinagem desde criança, com a ajuda de seu professor de música! E por ser muito curioso e de aprendizado rápido, ele logo conseguiu dominar a arte de semear.
Em 2016, pouco depois do seu professor falecer, o adolescente resolveu pedir aos pais um pedacinho de terra para levar todo o seu aprendizado a um novo patamar.
Ele ganhou um espaço de 15m², um tamanho simbólico, uma vez que na época tinha 15 anos. Seu paraíso permacultural foi batizado de “Le Potager d’Arthur” (Horta do Arthur, em tradução literal).
Apesar do espaço limitado, as hortaliças cresceram bastante em número e em diversidade. Nos três anos seguintes, Arthur já tinha dezenas de variedades de alimentos frescos e livres de agrotóxicos à sua disposição, como abóbora, pepino, tomate, abobrinha e capuchinha.
Nesse meio-tempo, o adolescente aprendeu diversas técnicas, como o plantio de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Arthur também instalou estruturas verticais de bambu para plantas trepadeiras.
Hoje em dia, sendo praticamente um “perito” em sua área, ele alia o plantio de alimentos ao de flores, embelezando sua horta ao passo que atrai insetos polinizadores, como as abelhas.
Sua mini-estufa dedicada ao cultivo de sementes também é um espetáculo à parte.
Controle de pragas
Para afastar parasitas e outras pragas, Arthur desenvolveu um “hotel de insetos” em sua horta. O espaço serve de abrigo para as espécies que ajudam no controle biológico de “bichinhos indesejados”, favorecendo aqueles que atuam na polinização.
E, bem, para coroar todos esses anos de trabalho e dedicação, o jovem belga escreveu até um livro ensinando tudo que aprendeu com sua própria experiência de horta orgânica.
Batizada de “Mon petit potager bio sur 15m²” (“Minha pequena horta orgânica em 15m²”), a obra foi publicada em 2020.
“Com minha história, espero inspirar as pessoas a cultivarem sua própria comida e a serem gentis com a natureza para que possamos trabalhar por um mundo melhor”, completou ele.
Fonte: Ciclo Vivo Fotos: Le Potager d’Arthur
Comments