top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Artigo: As quatro Hygies fundamentais à nossa jornada evolutiva

A palavra higiene tem origem no grego hygies, que significa sadio e também homenageia a deusa Hígia, da saúde e da limpeza. Para ela, a saúde está atrelada principalmente à prevenção das doenças e a continuidade dos bons hábitos. Neste sentido, tal como em um hospital, a higiene auxilia na construção superior do bem estar geral.



A higiene pode ser operacionalizada tanto do corpo físico e emocional, quanto do mental e social. O asseio corporal representa valioso fator para que se mantenha a condição de homeostasia e harmonia do ser biológico em seus diferentes pontos. Já a higiene emocional reflete a limpeza das emoções e sentimentos que enriquecem ou intoxicam a pessoa por dentro. As práticas do perdão, da ressignificação e do agradecimento possibilitam obter esta purificação. Mais do que acumular lixos emocionais, a pessoa deve se preocupar em cuidar de seus sentimentos para que não falte equilíbrio, tampouco se caia em situações depressivas ou em armadilhas afetivas.

Meditar. Auto observa-se. Meditação. Aquietar a mente. faz parte do dia a dia de alunos de escolas... sabia? Otimiza o aprendizado, a concentração e a assimilação de novos conteúdos;

Em outras palavras, perdoar é praticar o bem mais para si do que para o agressor.

Por sua vez, a higiene mental configura a paz da mente e a não viciação intelectual em situações inóspitas.

Quem faz o asseio mental organiza a casa das ideias, pensamentos e imaginação. Por fim, mas não menos importante, a higiene social. É essencial o cuidado das companhias, pois como nos lembra o(s) ditado(s) popular: "O perfume, beneficia os que o usam, mais também contempla a todos ao entono'. "Quem com porcos anda, farelo come".

A higiene é valiosa demais para o sucesso. Por isso, cuidar das diferentes higienes configura o empenho do ser para a sua vitória final.

Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

*Alternância/ complementação do ditado porpular


Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page