Acreditar em si, ter fé em Deus e em seus próprios recursos e capacidades, fazer dos obstáculos legítima prova de aprendizagens e de crescimento, são estes parâmetros que permitem o progresso pessoal. Mais do que a paralisia pelo medo da dúvida ou derrota, a força interna que permite ir em frente e de aprender a subir degrau a degrau.
Com o acúmulo de experiências e conhecimentos, as barreiras se tornam conhecidas e a confiança, sólida companheira de viagem. É o despertar da força interna e a certeza crescente da autorrealização. Certamente é um caminho árduo, pois todo progresso merece respeito e consideração.
Jesus Cristo é o modelo à humanidade, de fé e confiança, não apenas em sua missão e recursos, como também de fazer o que é certo para dignificar a Deus e a sua existência. Mais do que as riquezas materiais ou o poder e a glória passageira, os tesouros imateriais, o exemplo perfeito, o legado à humanidade. Viver com vistas a caridade, o altruísmo e também a paz com a consciência, são estes motivos que permitem percorrer o caminho dos propósitos de modo digno.
A caridade nutre o solo dos valores pessoais de forma a intensificar o perfume vindouro dos resultados através do sorriso alheio. Ajudar e servir são exercícios dignos do discípulo da fé, pois pensar e agir para os necessitados são formas de ação benevolentes que espalham o amor de modo irrestrito. A luz interior brilha por meio da iluminação não apenas da mente, mas também das mãos e coração em direção ao bem de todos.
Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.
Comments