top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Artigo: Ser proativo. O hábito da auto superação. Filosofia Kaizen

Ser proativo é adotar a frente, de ser protagonista em assumir o comando da vida e se antecipar aos eventos e situações problemáticas. Significa tanto seguir planos quanto agir com os primeiros sinais de mudança. É compreender os sinais fracos, mesmo que eles ainda passem despercebidos pela consciência da maioria.


Reconhecer indícios sutis se confunde e se complementa com a intuição. E ambas representam estar com a mente aberta para agir com seletividade e proatividade. Por meio da antecipação pode-se obter vantagens de se posicionar em condição favorável ou ainda, de economizar em tempo e recursos que, caso esperasse, teria que despender.


Todavia, para conseguir esta antecipação é fundamental sair do automatismo das rotinas e dos pensamentos convencionais do dia a dia. É ter a consciência plena do que acontece em sua volta, ao mesmo tempo que exercita a lógica e o pensamento holístico e abstrato de maneira antecipada. De imaginar o futuro e buscar sua realização.


Como uma espécie de sonhador prático que busca melhorar suas condições e renovar sempre. Assim, praticidade e imaginação se complementam. É não se contentar com o que tem, tal como na filosofia de vida americana: "not bad".

Não é ruim, mas pode-se melhorar. Já na filosofia japonesa existe a prática do “kaizen”, ou pequenas melhorias contínuas. Por meio deste acúmulo de melhorias que se obtém níveis superiores de ser e de realização.

Ser proativo e aprimorar-se significa viver a perfectibilidade humana em direção às bem-aventuranças superiores de Deus.


Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp.




コメント


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page