top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Células-tronco do dente de leite: saiba como fazer a coleta do seu filho e para que serve

Você sabia que as células-tronco podem ser coletadas também pelo dente de leite? E indo além, elas também podem ser encontradas no céu da boca (palato duro) e até mesmo de dentes permanentes já extraídos, como o siso, por exemplo.


Pesquisas robustas na área têm descoberto que as células tronco podem auxiliar no tratamento de diversas doenças como câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e enfermidades degenerativas e cardíacas.


No material abaixo a Dra. Isabela Castro, dentista e Head do NUPE - núcleo especializado no atendimento de pessoas com deficiência, grávidas, idosos, pacientes com doenças crônicas ou qualquer condição especial - da Yappy - explica mais sobre a coleta.


Os primeiros dentinhos começam a aparecer já nos primeiros meses de vida e permanecem com a criança até a troca para a dentição definitiva , que geralmente, começa a acontecer com 5 a 7 anos de idade.

Os dentes de leite exercem importantíssima função na mastigação infantil , assim como no desenvolvimento da musculatura facial e dos maxilares da criança.


Coleta, feita de forma simples e rápida, pode auxiliar no tratamento de diversas doenças no futuro

As células tronco são estruturas que ainda não se diferenciaram, ou seja, que ainda não tem definição sobre em qual parte do corpo irão “atuar”. Com isso, quando manipuladas pela engenharia genética, podem ser “programadas” para realizar funções muito especializadas, como recompor tecidos danificados. Pesquisas robustas na área têm descoberto que elas podem auxiliar no tratamento de diversas doenças como câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e enfermidades degenerativas e cardíacas.


Mas onde essas células podem ser encontradas? Além do cordão umbilical e da medula óssea, os dentes também são fontes desse precioso mecanismo para a ciência. No interior deles, ficam localizadas em um tecido conhecido como polpa dental dos dentes provisórios, mas também do céu da boca (palato duro) e até de dentes permanentes já extraídos, como o siso, por exemplo.


Porém, ainda são poucos os pais que sabem da importância dos dentes de leite para os filhos: “No futuro, caso o filho necessite de algum tratamento com as células tronco terá acesso a elas. É uma reserva biológica única e natural do corpo da pessoa, ou seja, não há perigo de rejeição ou qualquer coisa parecida”, comenta Isabela Castro, dentista e Head do NUPE - núcleo especializado no atendimento de pessoas com deficiência, grávidas, idosos, pacientes com doenças crônicas ou qualquer condição especial - da Yappy. A empresa, especializada em odontologia de precisão, terá o serviço de coleta com tecnologia de ponta disponível a partir de setembro de 2023.


Essa coleta e armazenagem é um procedimento seguro, comenta a especialista. “Para que as células-tronco se mantenham viáveis para aproveitamento, o dente precisa ser coletado ainda com 1/3 de raiz. Ou seja, quando o dente começa a ficar mole, é importante estar atento e já entrar em contato com a empresa que fará a coleta”, explica.


Um dentista certificado faz a avaliação do dente elegível para coleta e, no tempo certo, realiza a remoção dentro da Yappy. Em seguida, as células são coletadas e armazenadas em um recipiente próprio e, na sequência, o material é enviado para a R-Crio, centro especializado no armazenamento de células tronco, e conservado em nitrogênio e temperaturas abaixo dos -150°C.


“Esse é, provavelmente, um dos maiores investimentos na vida da criança. Ela terá uma reserva extra de células para todo o corpo, já que elas podem se metamorfosear para viver não só em tecidos de órgãos, mas também em neurônios e músculos. É como ter uma segunda carga de possibilidades”, finaliza Isabela Castro.


Fundada em 2022, a Yappy é o principal centro de odontologia de precisão do país. Focada em inovação, a marca promove um atendimento odontológico baseado no tripé: qualidade assistencial, segurança clínica e experiência do paciente e familiar.


Por: Cinthia Jardim | Digital Trix


OBSERVAÇÕES:

Neste sentido, o indicado é deixar cair – uma vez que a queda está diretamente associada à reabsorção da raiz. Esse processo ocorre quando o dente novo, ou seja, o permanente começa a “empurrar” o dente de leite para que, assim, ele tenha espaço para se desenvolver e nascer.

A troca de dentição deve ser o mais natural possível, assim evita-se, por exemplo, que o dente novo nasça em uma posição errada da arcada dentária. Arrancar os dentes de leite também pode trazer outros problemas para a criança, como até mesmo alterações na fala – uma vez que é durante essa fase da vida que ela está aprendendo a pronúncia correta de inúmeras palavras.


Kommentare


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page