Campanha de Saúde. Dezembro Vermelho. Responsabilidade com a vida
Dezembro Vermelho lembra da importância da prevenção: O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs , chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas vivendo com o HIV (sigla em inglês à vírus da imunodeficiência humana).

Dados do Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sinan) apontam que o Estado de Mato Grosso notificou 352 novos casos de Aids em 2020 e 363 em 2021. De janeiro a outubro de 2022, já foram registrados 205 novos casos da doença.
Já em relação ao diagnóstico por HIV – quando a pessoa apresenta o vírus, mas ainda não desenvolveu a doença Aids –, foram notificados 871 novos casos em 2020 e 967 em 2021. De janeiro a outubro de 2022, foram registradas 555 novas infecções, sendo a maior frequência entre jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. A prevenção ainda é a melhor forma de combater o vírus. Neste aspecto entra o uso do preservativo e a conscientização em relação a transmissão. É importante destacar que pessoas que seguem o tratamento adequado podem ter carga viral indetectável e deixar de transmitir o vírus, mantendo uma vida com mais qualidade.
Adriano Almeida | Analista de Comunicação Sênior | Senior Communication Analyst
É importante assimilar estes conhecimentos: 1º Centro Energético, 2º Centro energético, 3º Centro energético, 4º Centro energético, 5º Centro energético, 6º Centro energético, 7º Centro energético.
Comentarios