Há poucos meses, o Comando Regional (CR) da Polícia Militar na região foi substituído, sendo que assumiu o comando na região, o tenente Coronel Siziéboro Elvis de Oliveira Barbosa (Elvis).
O novo comandante do 8º CR de Juína, o tenente-coronel Siziéboro Elvis de Oliveira Barbosa, de 41 anos, o qual ocupava a função de Coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciopaer) na Secretaria de Estado de Segurança Pública.
O tenente-coronel Elvis está na Policia Militar há 24 anos e já atuou em diversas unidades e órgãos de segurança pública dentre as funções, o policial atuou como gerente de Polícia Comunitária (Sesp); comandante do Agrupamento da Força Tática do CRVI/Cáceres; comandante da Cia Comunitária do 3° Batalhão; chefe de Operações do Ciosp(Sesp).
O oficial esteve presente na visita de trabalho do governador do estado Mauro Mendes ao Vale do Arinos, momento em que aproveitamos para questionarmos o comandante sobre as primeiras impressões que teve nestes meses de trabalho, bem como, como é o pensamento do comandante sobre o modo de trabalho do enquanto oficial superior na região.
De um modo geral, o tenente coronel Elvis, que tem a responsabilidade de comandar em torno de 220 policiais e a responsabilidade em atender 10 municípios da região no Vale do Arinos e Vale do Juruena, salientou que a demanda de trabalho está dentro do que normalmente a corporação sempre tem enfrentado durante os anos de trabalho, destacando que a sua visão de trabalho é uma ação conjunta com a sociedade civil organizada no combate ao tráfico, ao crime, aos roubos e invasão de terras com um trabalho de inteligência e monitoramentos.
Devemos lembrar que na região temos os municípios de Colniza, Aripuanã e Castanheira que detêm algumas demandas de invasões e disputas de terras, inclusive, com explorações de garimpos aliados as invasões destas propriedades em alguns casos, nesta situação, o atual comandante salientou que esse trabalho é feito junto com o comando estadual e que a polícia militar está sempre pronta para atuar a onde o estado determinar.
Podemos observar que o atual comandante tem como prioridade o trabalho em conjunto com a sociedade, tanto é que esteve recentemente visitando em trabalho vários prefeitos na região, levando em parte as metodologias e visão de trabalho que pensa para a região enquanto comandante regional.
Por: Maurilio Trindade Aun
Comments