top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Enfermagem de Juruena realiza orientação preventiva em sala de aula

Enfermagem de Juruena realiza orientação preventiva em sala de aula

Secretaria Municipal de Saúde de Juruena e equipe de enfermeiras Sandra Marcia schuh e Roseny Cezario, realizaram em sala de aula, palestra preventiva na Escola Estadual Aline Maria Teixeira com jovens entre 12 a 14 anos de idade.


As palestras foram divididas entre turma de meninas e outra só para meninos em salas separadas, pois muitos entendem que o assunto deve ser transmitido de forma segura e adequada.

A equipe de enfermagem têm sido cada vez mais atuantes em escolas, promovendo a orientação preventiva sobre doenças sexualmente transmissíveis entre adolescentes. Em muitos casos, as enfermeiras utilizam aulas práticas e dinâmicas para ensinar os jovens sobre os riscos envolvidos nas relações sexuais sem proteção e a importância do uso de preservativos.


A orientação preventiva em sala de aula com enfermeiras é uma iniciativa importante para garantir que os jovens possam tomar decisões informadas sobre sua saúde sexual e reprodutiva. Com a orientação adequada, é possível reduzir o número de casos de doenças sexualmente transmissíveis entre adolescentes e promover uma vida sexual mais saudável e segura.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de infecções por HIV aumentou em 21% entre os anos de 2010 e 2019 no Brasil. Esse dado é alarmante e reforça a importância da prevenção e da conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis.


É fundamental que a população, especialmente os jovens, estejam cientes dos riscos envolvidos nas relações sexuais sem proteção. A prevenção é a melhor forma de evitar a transmissão de doenças como HIV, sífilis, gonorreia, entre outras.

Assim, é importante que as enfermeiras reforcem as orientações para o cuidado que os jovens devem ter ao iniciar a fase sexual reprodutiva, pois hoje o acesso as informações estão na palma da mão, mais infelizmente podem estar sendo repassada de forma inadequada sem a orientação de profissionais preparados.


Por: Jaqueline Amancio | Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Juruena



Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page