top of page

Escolas públicas e privadas de Mato Grosso têm novo prazo para corrigir dados do Censo Escolar 2026

  • Foto do escritor: A Folha do Vale - Jornal e Site
    A Folha do Vale - Jornal e Site
  • 10 de abr.
  • 2 min de leitura

As escolas públicas e privadas de Mato Grosso já podem retificar os dados referentes ao rendimento escolar e à movimentação dos estudantes no sistema do Censo Escolar. A atualização das informações ocorre por meio do Educacenso, ferramenta oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).



O período de retificação, previsto inicialmente para encerrar no dia 14 de abril de 2026, foi prorrogado e seguirá até o dia 20 de abril de 2026. A ampliação do prazo garante mais tempo para que os gestores escolares e equipes técnicas realizem a conferência detalhada das informações e façam eventuais correções.


De acordo com o coordenador estadual do Censo Escolar em Mato Grosso, Rodrigo Jacob, a etapa é fundamental para assegurar a qualidade dos dados. “Esse é um momento decisivo para que as escolas revisem todas as informações lançadas, corrijam inconsistências e garantam que os dados reflitam a realidade dos estudantes. A precisão dessas informações impacta diretamente o planejamento educacional”, destacou.


A chamada “situação do aluno” reúne dados como aprovação, reprovação, abandono, transferências e demais movimentações escolares. Essas informações são essenciais para a consolidação das estatísticas educacionais do país e servem de base para a formulação de políticas públicas.


Além disso, os dados declarados no sistema têm impacto direto na distribuição de recursos financeiros para a educação, reforçando a importância de que sejam preenchidos com exatidão e no prazo estabelecido.


Por fim, Rodrigo lembra que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reforça o compromisso das unidades escolares com o processo e orienta que todas as instituições realizem a conferência minuciosa dos dados. “A medida é considerada estratégica para fortalecer a gestão educacional e garantir maior eficiência nas ações voltadas ao ensino no estado”, conclui.


Rayane Alves | Seduc - MT



 


1 comentário


John Kelly
John Kelly
28 de abr.

I found this article useful because it explains how schools were given extra time to fix Censo Escolar 2026 data, which is important for accurate records and funding decisions. The deadline was extended to April 20 so schools can carefully review student data like results and transfers . During a busy semester, I once used computer assignment help so I could manage deadlines and still focus on understanding topics like this. It shows how accuracy and planning matter in both education systems and student life.


Curtir
MDIACO~1_edited.png
MDIADI~1.PNG
CAPA COM CONTRACAPA DO 2º Livro da Série Mestres e Guardiões de Si.png
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Mídia de Divulgação do Projeto Social Literário PRONAC 2316326.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE                              E-mail: afolhadovale@hotmail.com             

CNPJ/PIX: 32.744.303/0001-05                                                        Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page