top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Fórmulas de física mais importantes para o ENEM


A física utiliza uma grande quantidade de fórmulas para explicar os mais diversos fenômenos da natureza. Por esse motivo, além de saber os conteúdos de física que mais aparecem no ENEM, é importante ter em mente quais são as fórmulas mais cobradas nesse exame, já que são essas que mais vale a pena decorar.

Estamos aqui pra te ajudar nisso! Confira abaixo as 5 fórmulas de física mais importantes para o ENEM.


Equação Fundamental da Ondulatória

A ondulatória – o estudo das ondas – é o terceiro assunto de física que mais aparece no ENEM. Portanto, não surpreende o fato de a equação fundamental da ondulatória estar entre as mais cobradas.

Essa equação relaciona as três principais características de uma onda: velocidade (v) , comprimento de onda (λ) e frequência (f):


É importante lembrar também que, para ondas que viajam a uma mesma velocidade (como é o caso de todas as ondas eletromagnéticas no vácuo), frequência e comprimento de onda são sempre inversamente proporcionais. Sendo assim, nesses casos, quando o comprimento de onda aumenta, a frequência diminui e vice-versa.


Fórmula do Calor Sensível

O segundo conteúdo de física mais cobrado no ENEM é a termologia: o estudo do calor, da temperatura e dos fenômenos térmicos. A maioria das questões do assunto são teóricas, entretanto, quando envolvem cálculos, geralmente tratam do calor sensível.

Primeiramente, temos que lembrar o que é o calor sensível: é o calor que um corpo troca com outro corpo ou com o ambiente ao seu redor e que causa uma variação na sua temperatura. Por exemplo, quando um corpo cede calor ao ambiente, sua temperatura tende a diminuir. Por outro lado, quando um corpo absorve calor, sua temperatura tende a aumentar.

Tá, mas qual é a fórmula para calcular o calor sensível (Q)?



em que m é a massa do corpo, c é o calor específico do material que o compõe e ΔT é a variação de temperatura ocorrida.

Note que, se a temperatura do corpo aumenta, o calor sensível é positivo. Analogamente, se a temperatura do corpo diminui, o calor sensível é negativo.


Definição de Resistência Elétrica

Dentre todos os assuntos de física, a eletrodinâmica é o mais cobrado em questões do ENEM. Ela estuda as cargas elétricas em movimento, ou seja, a corrente elétrica.

Uma das grandezas mais importantes da eletrodinâmica é a resistência elétrica. Ela mede o quanto um condutor resiste a passagem de corrente elétrica. Em outras palavras, dada uma tensão elétrica (U) aplicada sobre o condutor, quanto maior for a sua resistência elétrica (R), menor será a corrente (i) que o atravessa e vice-versa. Isso é descrito pela fórmula abaixo:



Definição de Potência

Uma das definições mais importantes da física é de potência. Ela nos diz a quantidade de energia utilizada ou transformada por um equipamento por unidade de tempo. Em resumo, quanto maior for a potência de um equipamento, mais rápido ele estará utilizando/transformando energia.

Tá, mas qual é a fórmula para calcular a potência (P)? Basta dividir a energia (E) utilizada/transformada pelo intervalo de tempo (Δt) decorrido:



Por fim, é importante notar que essa energia E pode ser qualquer tipo de energia: energia elétrica, energia mecânica, calor, etc.


Fórmulas de Potência Elétrica

No ENEM, o tipo de potência mais cobrado é a potência elétrica. Na verdade, esse é de longe o tópico de física mais cobrado no exame.

Já vimos como calcular essa potência a partir da energia utilizada por um equipamento. No entanto, muitas vezes precisaremos calcular a potência sem saber o valor dessa energia. Como fazer isso?

Existe também uma fórmula para calcular a potência elétrica de um equipamento a partir de outras grandezas que já comentamos, a tensão elétrica (U) aplicada e a corrente (i) que atravessa o equipamento:



Comentários


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page