Lula é líder em Cuiabá na disputa pela presidência da República mostra pesquisa
- Postado por: Maurilio Trindade Aun
- 12 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
O colégio eleitoral de Mato Grosso a nível nacional nem faz muita diferença, pois o eleitorado do estado nem perfaz 3 milhões de votos, todavia, mesmo no estado tudo indica que o ex-presidente Lula vencerá o atual presidente.
Uma pesquisa realizada no final do ano em Rondonópolis, terceira cidade mais populosa do estado mostrava que naquela localidade o Lula vencia o pleito eleitoral, agora outra pesquisa realizada pela Percent Brasil, entre os meses de junho e julho, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pré-candidato à presidência da República, lidera na disputa ao comando da República com 38,8% e 44%, pelos eleitores em Cuiabá, Várzea Grande e mais 11 municípios que circunda a capital mato-grossense.
Na pesquisa espontânea para presidente da República, Lula (PT) lidera com 38,8%; seguido por Bolsonaro (PL) 27,3%; Ciro Gomes (PDT) 2,7%; 1% André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB); 0,5% Pablo Marçal (Pros); Nulos/brancos 3,8%; Não Souberam/indeciso 20,8% e Não responderam 4,1%.
Na estimulada, em 1º nas intenções de voto, Lula aparece com 44%; Bolsonaro 30,2%; Ciro Gomes 6%; André Janones 2%; Simone Tebet 1%; Luciano Bivar 0,5%; Felipe D'Ávila 0,5%; Pablo Marçal 0,5%; Nulos/brancos 3%; NS/indeciso 11,3% e NR 1%.
No quesito "Rejeição Estimulada", Bolsonaro lidera com 45,3%; Lula 27%; Ciro Gomes 3,5%; Simone Tebet 1%; André Janones 0,5%; Ninguém 6,1%; Não Souberam 15,4% e Não Responderam 1,2%.
Foram coletadas 800 amostras e a margem de erro é 3,46% para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa é MT-02404/2022 e BR-02334/2022. Conforme a pesquisa, foram realizadas entrevistas em 13 cidades, sendo: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.
Obviamente, o bolsonarismo mais fanático somente aceita pesquisas como verdadeira quanto o seu líder está na frente, por isso, muitos destes de maneira alienada refutam as pesquisas, e preferem mostrar enquetes realizadas em curral eleitoral, por outro lado, muitos devem perceber e saber que a maioria do eleitorado de Bolsonaro tem tempo e acesso aos recursos para fomentar e participarem de enquete, inclusive mobilizando para votar, ou fazer terror e perpetrar a violência que lhes são característica em grupos sociais de whatsApp, pois, para cada mensagem ou noticias a favor de Lula, eles as vezes em minoria num grupo enche a rede social de verdadeiros fake news ou notícias fabricadas com meias verdades, ou ate mesmo lixos repetitivos para tentarem desesperadamente parecerem ser a maioria.
Todavia, as pesquisas, diferente de enquete em curral eleitoral, que nem pode ser referencia de validade da realidade, seja prol a qualquer candidato, as pesquisas eleitorais quanto feita de modo coerente pegando uma amostra da população e usando uma metodologia cientifica pode mostrar realmente as ideias e opiniões da população naquele momento.
Por: Maurilio Trindade Aun com assessoria
Fontes: obomdanoticia e diariodecuiaba
Comments