• Post por: Elizangela Trindade

Médico receita plantas medicinais para curar doenças em Florianópolis


O doutor Murilo Leandro Marcos, 30 anos, médico da família no Centro de Saúde da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, não é um médico “comum”, imaginem que os remédios que ele receita para os pacientes não são fabricados em laboratório, e tão pouco vendidos em farmácia.

Ele receita, por exemplo, alecrim para curar a depressão, para desobstruir o nariz ele indica hortelã, para melhorar a pele o indicado é a babosa e para relaxar umas folhas de lavanda, dentre outros “remédios” que Dr. Murilo receita.

Na recepção, os pacientes têm a disposição um vaso cheio de ervas, folhas e frutas que tem o poder de curar e prevenir doenças. Grande parte é plantado e colhido no jardim da unidade, um trabalho conjunto realizado entre o próprio médico, os funcionários do posto e a comunidade local, que já existia há pouco mais de 3 anos, mas voltou a ganhar força ano passado. Na plantação é possível muitas verduras, várias plantas e flores.

No consultório tem paredes lilás, plantinhas, mel, mandala e uma grande disposição de ouvir cada caso dos pacientes com muita atenção, que vão desde as dores do corpo às dores da alma.

“Cada caso é avaliado individualmente, vejo todo o contexto, a família, o local onde vive. Com isso busco um equilibro entre a medicina tradicional e a moderna, e a cultura do bairro aceita muito bem. Os remédios tradicionais têm muitos efeitos colaterais, e as pessoas já viram que um chá pode ser muito potente” – explica o Dr. ao Diário Catarinense.

As práticas integrativas desenvolvidas na unidade são todas regularizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do médico e da equipe é transformar o posto em exemplo para todo o Brasil:

“Os moradores podem fazer acupuntura e outras terapias alternativas, participar de grupos de gestantes, fumantes, e isso envolve toda a comunidade. Futuramente queremos construir uma tenda de integração no espaço que temos no jardim, e a associação de moradores já avisou que vai contribuir” – conta.

O médico também é ligado às artes e fez uma literatura de cordel e ganhou o primeiro lugar no Concurso de Contos do 11º Congresso de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Brasília no ano de 2011. Os versos narram todos os desafios enfrentados para aos poucos conseguir introduzir um sistema mais humanizado na cidade com forte cultura alemã.


Fonte: Razões para Acreditar | Diario Catarinense.


AudioLivros & Vídeos

Saúde em Foco

Projetar e Construir


Guia Digital de Aripuanã

Guia Digital de Brasnorte

Guia Digital de Castanheira

Guia Digital de Cotriguaçu

Guia Digital de Colniza

Guia Digital de Juína

Guia Digital de Juara

Guia Digital de Juruena

Guia Digital de Itanhangá

Guia Digital de Porto dos Gaúchos

Guia Digital de Tabaporã

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4