Método Pomodoro: Otimização do tempo e concentração em trabalhos ou estudo

A palavra de origem italiana “pomodoro” significa tomate, em português. Essa foi a base da criação desse método de gerenciamento de tempo, que consiste em dividir em partes os períodos de trabalho ou estudos em alguns intervalos de tempo.
Por isso, o principal propósito dessa técnica é manter o foco total e a concentração máxima pelo prazo de vinte e cinco minutos.
Além disso, é possível alcançar alguns objetivos com essa técnica, como:
Aumentar a concentração em determinada atividade;
Melhorar os resultados de desempenho e produtividade;
Evitar interrupções indesejadas;
Diminuir a ansiedade ao realizar tarefas de curto prazo;
Ter consciência de quanto tempo uma determinada tarefa vai demorar.
A ideia central desse método é que entendendo o que significa Pomodoro e aplicando-o, você conseguirá efetivamente economizar tempo da maneira mais produtiva possível.
Como por exemplo, você tornará capaz descobrir quanto tempo vai gastar para finalizar uma atividade, fazer uma reunião com os funcionários ou entrevistar um candidato em um processo de recrutamento.
A Técnica Pomodoro
Esse método de produtividade não se propõe a interferir na forma como você organiza seu material ou suas ideias sobre um determinado projeto.
A técnica pomodoro é mais relacionado ao controle de dispersões, por isso, é aconselhado para as pessoas têm o famoso problema de “dar uma pausa” e largar os estudos pelo resto do dia
Principalmente para as pessoas que estudam para concursos públicos ou vestibulares, que tem uma grande quantidade de disciplinas para estudar em pouco tempo disponível, o método se mostra eficaz.
Isso é uma forma muito simples de se manter estudando, sem entrar em exaustão.
A técnica consiste no seguinte:
estude/trabalhe/faça anotações por 25 minutos intensamente sem interrupções e sem parar.
Benefícios da Técnica Pomodoro
Veja a seguir alguns benefícios que a técnica pomodoro pode fazer para você ter mais disciplina e produtividade na hora de estudar. São eles:
Melhorar a concentração no período de estudo;
Ajudar nos planejamentos;
Otimizar o tempo;
Evitar procrastinação;
Permitir que você veja o quanto se distrai durante os estudos;
Permitir com que você foque melhor nas tarefas;
Fazer com que você valorize mais os momentos de descanso.
Como aplicar a Técnico Pomodoro nos meus estudos?
Muito bem, estudante. Agora que você já sabe o que fazer, está na hora de aprender o passo a passo da técnica. Aprenda como aplicar corretamente a técnica e tenha um ótimo resultado.
Procure um ambiente tranquilo e sem distrações e deixe sua garrafa de água por perto, pois isso evita que você tenha que levantar fora do intervalo determinado.
Defina toda a disciplina que vai estudar no dia.
Depois que separar todo o seu material, estude por 25 minutos sem parar e sem interrupções.
Sempre faça anotações do seu progresso, até onde conseguiu ir, ou risque da lista se tiver terminado a sessão de 25 minutos.
Depois da sessão de 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos.
Após você fechar 4 ciclos de estudo e pausa, comece a fazer pausados maiores, de 15 ou 30 minutos.
Tome muito cuidado com as distrações!
Além do crescimento da concentração e do foco, um dos principais benefícios da técnica é descobrir quais são os gargalos na sua produtividade.
A partir da anotação das interrupções que ocorrem enquanto estuda, você conseguirá identificar se o problema é externo ou interno.
Crédito à Claudio Bernardo
留言