"As mitocôndrias são usinas de energia na célula que transformam sua comida e oxigênio em energia na forma de ATP. Essas mitocôndrias alimentam as reações bioquímicas em suas células. Para mim, eles são o equivalente ocidental do chi, ou energia. Acredito que as mitocôndrias são frequentemente os mecanismos pelos quais muitas das mudanças em nosso estilo de vida, como suplementos, sono, exercícios, etc., funcionam." (Detox do Corpo e da Alma)
"As mitocôndrias são como órgãos microscópios dentro de praticamente todas as células do corpo humano. Elas são responsáveis pela produção de energia e pela respiração celular, processo em que convertem nutrientes em energia na forma de trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é um nucleotideo necessário para a síntese do ácido ribonucleico (RNA), e serve como principal fonte de energia das células."
"Por meio desse processo, as mitocôndrias são responsáveis pela criação de mais de 90% da energia necessária para manter a vida e sustentar o crescimento. Além disso, essas pequenas estruturas também são responsáveis pela síntese de aminoácidos de oxidação e degradação de ácidos graxos. Elas realizam essa impressionante gama de tarefas sua estrutura única de membranas duplas."
Como comemos para otimizar nossas mitocôndrias?
A coisa número 1 é parar de comer açúcar e grãos, porque eles se transformam em açúcar na corrente sanguínea. As mitocôndrias funcionam melhor com gorduras saudáveis, como sardinhas, nozes, abacate, óleo de coco e óleo de MCT. Você deseja comer alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos, porque as mitocôndrias usam ácidos graxos ou carboidratos para criar o ATP, mas se der a eles mais gordura e menos carboidratos, haverá menos formação de radicais livres. Você também deve comer mais vegetais coloridos, porque quanto mais fitonutrientes você tem para nutrir seu corpo, mais você nutrirá suas mitocôndrias também. Também sabemos que alguns vegetais, como vegetais ricos em enxofre (couve-flor, repolho, etc.), são bons para a produção de glutationa, um poderoso antioxidante que é bom para as mitocôndrias. | Dra. Daniela Cyrulin Nutricionista funcional desde 2006, formada pela USP. Palestras e Talks em empresas como Viacom, Globo Conde Nast entre outras
Fonte: O grande livro da saúde. Jolivi. 2013. (P.171-172)
Transcrição: Elizangela Trindade
Comentários