top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Os benefícios da meditação em sua vida. Meditação é exercer Poder de Presença de Espírito em vigília


Meditar é Exercer o Poder de Presença enquanto estamos acordados

A meditação é uma técnica milenar, que teve origem nas filosofias do Oriente, relacionado ao yoga e budismo. A palavra meditação vem do latim meditare, que significa “Desligar-se do mundo exterior e voltar à atenção para dentro de si”.

Na vida dinâmica do dia a dia, mal conseguimos conectar-nos com nosso mundo interno, tudo nos solicita conectarmos com o fora, gerando muitas vezes sensações angustiantes de stress e ansiedade.

A nossa mente na maioria do tempo parece um macaco saltitante, pulando de um lado para o outro, trazendo lembranças do passado ou preocupações com o futuro, a natureza da nossa mente é pensar. O que acontece com a meditação é justamente conectarmos com nosso momento presente, deixando os pensamentos passar e não nos identificarmos com eles.

Não é preciso grandes esforços para meditar, basta escolher alguns minutinhos do seu dia (o tempo que lhe for agradável), um local onde mais lhe agrada, de preferência silencioso e aquieta-se interiormente.

Para atingir um estado meditativo podemos escolher algo para nos concentrarmos, basta uma imagem ou som, assim a mente permanece concentrada em apenas um objeto e permanece no presente, evitando “pensamentos intrusos”. O que vale não é a quantidade de tempo contínuo, mas a frequência com que você pratica.

São inúmeros os benefícios da meditação, já comprovados cientificamente por Universidades renomadas como Havard, Ucla (Universidade da California), USP (Universidade de SP) entre outras.

Com a meditação, nossa fisiologia muda e cada célula do corpo é preenchida com prana (energia). Quando o nível de energia no corpo aumenta, sentimos mais alegria, paz e entusiasmo.

No nível físico:

  • Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento;

  • Melhora o sistema imunológico;

  • Abaixa os níveis do lactato sanguíneo, reduzindo a ansiedade;

  • Abaixa a pressão sanguínea… etc.

No nível mental:

  • Aumenta a estabilidade emocional;

  • Ganho de mais clareza mental;

  • Aumenta a criatividade;

  • Aumenta a concentração e foco;

  • Diminuir a ansiedade;

  • Melhora o sono, etc..

Entre outros benefícios se destacando a sensação de paz e bem estar. A meditação é, acima de tudo tratar de si mesmo com amor e respeito, permitindo conectarmos com nossos conteúdos internos, ampliando a consciência, encontrando nossos objetivos e a experiência de se viver a vida em sua plenitude. É através do conhecimento da mente que adquirimos o conhecimento de nós.

por Elisangela de Castro – Terapeuta e facilitadora do Curso Vivencial de Meditação


Saúde em Foco


Comentarios


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page