A meditação é uma técnica milenar, que teve origem nas filosofias do Oriente, relacionado ao yoga e budismo. A palavra meditação vem do latim meditare, que significa “Desligar-se do mundo exterior e voltar à atenção para dentro de si”.
Na vida dinâmica do dia a dia, mal conseguimos conectar-nos com nosso mundo interno, tudo nos solicita conectarmos com o fora, gerando muitas vezes sensações angustiantes de stress e ansiedade.
A nossa mente na maioria do tempo parece um macaco saltitante, pulando de um lado para o outro, trazendo lembranças do passado ou preocupações com o futuro, a natureza da nossa mente é pensar. O que acontece com a meditação é justamente conectarmos com nosso momento presente, deixando os pensamentos passar e não nos identificarmos com eles.
Não é preciso grandes esforços para meditar, basta escolher alguns minutinhos do seu dia (o tempo que lhe for agradável), um local onde mais lhe agrada, de preferência silencioso e aquieta-se interiormente.
Para atingir um estado meditativo podemos escolher algo para nos concentrarmos, basta uma imagem ou som, assim a mente permanece concentrada em apenas um objeto e permanece no presente, evitando “pensamentos intrusos”. O que vale não é a quantidade de tempo contínuo, mas a frequência com que você pratica.
São inúmeros os benefícios da meditação, já comprovados cientificamente por Universidades renomadas como Havard, Ucla (Universidade da California), USP (Universidade de SP) entre outras.
Com a meditação, nossa fisiologia muda e cada célula do corpo é preenchida com prana (energia). Quando o nível de energia no corpo aumenta, sentimos mais alegria, paz e entusiasmo.
No nível físico:
Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento;
Melhora o sistema imunológico;
Abaixa os níveis do lactato sanguíneo, reduzindo a ansiedade;
Abaixa a pressão sanguínea… etc.
No nível mental:
Aumenta a estabilidade emocional;
Ganho de mais clareza mental;
Aumenta a criatividade;
Aumenta a concentração e foco;
Diminuir a ansiedade;
Melhora o sono, etc..
Entre outros benefícios se destacando a sensação de paz e bem estar. A meditação é, acima de tudo tratar de si mesmo com amor e respeito, permitindo conectarmos com nossos conteúdos internos, ampliando a consciência, encontrando nossos objetivos e a experiência de se viver a vida em sua plenitude. É através do conhecimento da mente que adquirimos o conhecimento de nós.
por Elisangela de Castro – Terapeuta e facilitadora do Curso Vivencial de Meditação
Comments