"A vitamina D é chamada de 'vitamina do sol', pois é produzida na pele durante a exposição à luz solar. Quando os raios ultravioletas atingem a pele, eles ativam a transformação do precursor da vitamina D, o 7-dehidrocolesterol (também chamado de pré-vitamina D3), em vitamina D. A vitamina então circula pelo corpo por meio da corrente sanguínea, desempenhando papéis vitais em muitos processos fisiológicos críticos à saúde." (JOLIVI, 2013,P.167).
A vitamina D é lipossolúvel, por isto a maior parte das pessoas deveria absorver luz solar suficiente durante os meses de verão para estocar vitamina D para o ano todo"
Pesquisas demonstram que a vitamina D desempenha o papel de reguladora do crescimento celular e da diferenciação tecidual. Nas células da pele, a vitamina D inicia a diferenciação de células epidérmicas para formar as diferentes camadas de pele. (JOLIVI, 2013,P.167-168).
A deficiência de vitamina D pode contribuir com a psoríase que é causada pela diferenciação inadequada das células epidérmicas.
MAIS INFORMAÇÕES:
O exame de sangue utilizado para medir a concentração de vitamina D no sangue é o 25(OH)D3.
*Contato com a natureza e exposição aos raios solares durante 20 minutos diários suprem a necessidade de vitamina D*. Permita-se entrar em contato com os elementos da natureza durante a realização das atividades diárias. *Nota da direção do Jornal A Folha do Vale | Elizangela Trindade
Fonte:
O Grande Livro da Saúde Natural. | Equipe Jolivi | Parceria Jornal A Folha do Vale Secção Saúde em Foco
Acervo literário de TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE
Comments