• A Folha do Vale - Jornal e Site

Quais tecnologias quânticas utilizamos no dia a dia


Nós convivemos numa 'era' fantásticas, no transcorrer de poucas décadas passamos a ter acesso mais rápido/facilitado à diversas tecnologias, muitas inovações que facilitaram (e facilitam, e muito a nossa existência).

Computadores, Laptops, Internet, Celulares, Tablet, Lasers (Leitores de códigos de barra se utilizam desta tecnologia), Cartões de Crédito, Pendrive... Hologramas...

O Professor Rainer Blatt, um físico quântico de renome internacional, líder de uma equipe que conta entre seus feitos o primeiro simulador quântico real e um processador quântico com 14 qubits, não tem nenhuma dúvida quanto a isso.

Na verdade, ele esclarece que se tratará de uma "Segunda Revolução Quântica". Nesta entrevista ele esclarece o que a física quântica já representa em termos de tecnologia e quais avanços ele espera para os próximos anos.

A primeira revolução quântica estabeleceu os fundamentos físicos para desenvolvimentos como os chips de computador, lasers, ressonância magnética e tecnologias de comunicações. O que exatamente significa uma Segunda Revolução Quântica?

Blatt - Até agora, todas as tecnologias que você mencionou derivam sua utilidade da propriedade de onda sobre a qual a física quântica se baseia. Embora elas não sejam reconhecidas como tais, as tecnologias quânticas já estão, portanto, disponíveis e, sem elas, muitos dos nossos instrumentos não seriam possíveis.

A Segunda Revolução Quântica tira proveito do fenômeno do emaranhamento [ou entrelaçamento quântico, a propriedade de interconexão entre partículas mesmo depois que elas são separadas por qualquer distância]. Hoje, o emaranhamento é a base para muitas novas aplicações potenciais, como comunicações quânticas, metrologia quântica e computação quântica. A Segunda Revolução Quântica é geralmente entendida como sendo a realização dessas novas possibilidades.


Quanto tempo levará para que a Segunda Revolução Quântica produza aplicações e produtos comercializáveis?

Blatt - Aplicações e produtos comercializáveis já estão disponíveis no domínio das comunicações quânticas, o que significa que esses aparelhos já podem ser adquiridos no comércio e usados.

O uso do emaranhamento para a matéria - e não apenas para os fótons - irá transformar a metrologia, fornecendo sensores mais sensíveis e de resposta mais rápida.

Inicialmente, isso irá produzir processadores quânticos pequenos, e depois processadores quânticos grandes para uma ampla gama de aplicações, por exemplo simulações. Os processadores quânticos serão inicialmente usados para resolver uns poucos, mas importantes, problemas especiais, mas no futuro mais distante serão usados também para cálculos universais.

Na verdade, há nenhum obstáculo discernível para a concretização das tecnologias quânticas. Sistemas cada vez mais complexos estão sendo elaborados. Isto inclui o desenvolvimento e uso de novas tecnologias e métodos que anteriormente não eram possíveis. Conforme as tecnologias quânticas se tornarem mais amplamente disponíveis, as ideias para o seu uso e suas aplicações surgirão rapidamente.


AudioLivros & Vídeos

Saúde em Foco

Projetar e Construir

Finanças e Contabilidade


Guia Digital de Aripuanã

Guia Digital de Brasnorte

Guia Digital de Castanheira

Guia Digital de Cotriguaçu

Guia Digital de Colniza

Guia Digital de Juína

Guia Digital de Juara

Guia Digital de Juruena

Guia Digital de Itanhangá

Guia Digital de Porto dos Gaúchos

Guia Digital de Tabaporã

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/1

1/1

1/1

1/3