A Couve-flor (Brassica oleracea, var botrytis) é uma hortaliça do tipo inflorescência assim como o repolho, os brócolos, o romanesco (é o 'verde' da foto abaixo).
A Couve-flor é composta por 92% de água, 4% de Carboidratos, 2,5% de Proteínas, 0,22% de lipídios e 0,90% de sais. Na couve-flor encontra-se a Vitamina A (Retinol), B¹ (Tiamina), B² (Riboflavina), B³(Niacina), Vitamina C (Ácido Ascórbico). Em relação aos sais contidos nesta hortaliça, são: Potássio, Cálcio, Enxofre, Sódio, Fósforo, Magnésio, Silício, Cloro e Ferro.
CONTRA-INDICAÇÕES:
"A couve-flor, por seu notável conteúdo salino, é, segundo o Dr. Domingos D' Ambrósio, 'contra-indicada aos que padecem de colelitíase, nefrolitíase (respectivamente, cálculos da vesícula e dos rins), e meteorismo" ( BALBACH, BOARIM, 1993, p.310)
UTILIDADES MEDICINAIS:
COUVE-FLOR CRUA: Incluir a Couve-flor, crua, em saladas, temperadas com limão.
Indicado ao tratamento de: Constipação Intestinal, Debilidade geral, Fortalecimento de ossos e dentes, Prisão de ventre.
COUVE-FLOR COZIDA: Incluir à refeições Couve-flor, cozida ao vapor.
Indicado ao tratamento de: Ázia (Comer, liberalmente couve-flor cozida, sem tempero, em refeições "leves").
Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.308-311) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.
BIBLIOGRAFIA:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As Hortaliças na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993
Kommentare