top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Secretaria de Saúde de Castanheira está sob nova direção e destaca trabalho de equipe

Ana Paula Barro Vargens, enfermeira que atua desde 2011 em Castanheira, no setor público, é atualmente responsável pela secretaria de Saúde do município. Passados 03 meses frente a secretaria, procuramos ouvir a profissional sobre os trabalhos e desafios frente às atividades inerentes ao setor.

Sec. Municipal de Saúde, por Castanheira, Ana Paula B. Vargens. Crédito: Elizangela Trindade 2022 03 10

"Os três primeiros meses estão sendo de muita provação. De fato, atuar enquanto enfermeira é diferente de atuar enquanto secretária, é diferente do trabalho de profissional atuando na linha de frente (atendimento ao público) em relação ao trabalho de gestor da Secretaria de Saúde, pois demanda atenção à todas as ações necessárias á manutenção da secretaria: (Quadro de profissionais, equipamentos, cuidados com a infraestrutura, campanhas de saúde/conscientização e cuidado com os veículos da secretaria são alguns dos cuidados básicos.)


De acordo com a secretária, o inicio dos trabalhos 'foi estável', mesmo tendo passados os picos em relação ao COVID. E assumir a direção da Secretaria de Saúde foi uma surpresa, e tem possibilitado um desenvolvimento contínuo, pois estar enquanto Secretária de Saúde é uma missão, tendo visto que as ações a secretaria influem no bem estar da coletividade. A Secretária destaca ainda que conta com o apoio e parceria de uma excelente equipe de trabalho muito capacitada que atua há vários anos no município e que confere bastante suporte ao desenvolvimento das ações da secretaria.


Notavelmente a secretaria relatou ainda que houve sim 'altos e baixos', momentos de insegurança, de dúvidas, e isto é o que também nos faz humanos e com a capacidade de evoluir e progredir. "Acredito que estamos no caminho certo e que estamos fazendo um bom trabalho", até também em virtude dos feedbacks que estão sendo conferidos.


O município de Castanheira faz parte de um consórcio intermunicipal de Saúde, o que possibilitam também que, quem precise, seja atendido no Hospital Municipal de Juína, através de encaminhamentos pela Secretaria Municipal de Saúde.


Em Castanheira, o Hospital municipal tem: Ginecologia, Pediatria, Cirurgia eletivas (pequeno porte), ortopedista, que atendem aos munícipes. O Hospital Municipal de Castanheira conta com um Médico Clinico Geral, e as situações de urgência e Emergência são direcionadas ao Hospital Municipal de Juína.


'Nós temos 03 PSFs, na cidade atendendo a toda a população, urbana, rural e assentamentos, temos também um PSF no Vale Seringal, no 3º assentamento que conta com uma equipe de Enfermeiro e técnicos. E, temos também um PSF no 4º Assentamento que conta com técnico de enfermagem, onde um médio e enfermeiro se deslocam duas vezes por semana para fazer o atendimento lá, das demandas da população do assentamento".


"Temos também um PSF em Novo Horizonte, para atender as demandas de lá também, e os atendimentos irão se iniciar a partir do mês de Abril, novamente (ou seja o PSF será reativado). Todos os PSF contam com atendimento de Clinico geral que atende as demandas (diagnóstico/ tratamento/ prevenção) de diabético, hipertenso, confere atendimento pré-natal, teste do pezinho, vacinas, e todas as demandas naturais de uma Unidade Básica de Saúde"


Com relação ao amparo aos desenvolvimentos dos trabalhos, a Secretária Ana afirma que o prefeito Júnior Rios conferiu todo amparo, total autonomia à secretaria Municipal de Saúde para o desenvolvimento dos trabalhos junto às equipes, "a secretaria tem recebido um feedback positivo, o Júnior mesmo na época em que atuava enquanto chefe de gabinete conferia apoio aos trabalhos desenvolvidos, então a sintonia é muito boa. Agora enquanto gestora, da secretaria de Saúde, faço parte da equipe dele, e vem conferindo total autonomia para trabalhar e melhorar os serviços prestados, sempre", pontuou a Sec. Ana Paula B. Vargens


Por: Elizangela Trindade | Jornal A Folha do Vale

Audio/Gravação: Maurílio Trindade Aun


Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page