top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Setor do agronegócio em Juruena é fundamental para o desenvolvimento



Praticamente todos os municipios da região sobrevivem do agronegócio, gado de leite, gado de corte, madeira, soja, milho, café, porco, ovos, enfim, os pequenos, médios e grande empresários do setor produtivo do agronegócio movimentam a economia local.


As administrações municipais precisam buscar oferecer aos grandes empresários do agronegócio, estradas em condições cada vez melhor para a circulação das mercadorias, para a retirada do leite, do gado, do soja, do milho, do café, enfim, dos produtos produzidos, enquanto que ao pequeno e médio empresário, além de manter as estradas em boas condições, precisam na maioria das vezes dar apoio através de projetos com técnicos, inclusive orientando a melhor maneira dos mesmos tirar o melhor proveito de sua propriedade, incentivando e apoiando nas atividades de produção que muitos denomina da agricultura familiar.


O comércio local nos municipios depende de um agronegócio forte e pujante, ou seja, quanto mais a agricultura familiar produz, quanto mais o pequeno e médio empresário do setor rural nas diversas cadeias produtivas produz, e assim, mais recursos circula no municipio.


Com mais recursos circulando, mais ICMS (Imposto sobre circulação de Mercadoria e Serviços), gerando assim mais capacidade dos municípios em oferecer melhores estradas, lazer, saúde, educação e outros serviços públicos fundamentais numa sociedade.


Devemos lembrar que os principais recursos de cada municipio advém ou do ICMS ou do FPM (Fundo de participação dos Municípios), acontece que para aumentar o FPM de um município é necessário aumento da população da localidade, ou seja, o município tem que ter algum atrativo que atrai mais moradores, isso somente é possível com a instalações de empresas de pequeno e grande porte, as quais trabalham as matérias primas, ou projeto de reformas agrárias, mas essa ação de reforma agrária nem é bem vista por muitas pessoas, portanto, no primeiro momento todos os municípios precisam fortalecer suas cadeias produtivas para que o municipio seja atrativo para empresas que manufatura as matérias primas, gerando mais empregos e atraindo mais população.


Obviamente todos os prefeitos, administradores municipais competentes sabem desta realidade, por isso procuram trabalhar e apoiar aos pequenos e médios empresários do setor produtivo.


Em Juruena, o secretário de agricultura, Leonir Sell tem essa função, trabalhar junto aos pequenos e médios produtores rurais no fortalecimento das cadeias produtivas.


Procuramos ouvir o secretário sobre os trabalhos que vem sendo feito visando o fortalecimento do setor, neste sentido o secretário disse que:


Secretário de Agricultura de Juruena Leonir Sell

Já realizamos diversas ações visando atender aos produtores, entre as quais este ano conseguimos uma patrulha agrícola que está sendo utilizada para atender aos chacareiros e pequenos produtores rurais próximo da cidade. Conseguimos a doação de calcário através da SEAF (Secretária Estadual da Agricultura Familiar), num total de 500 toneladas, mas coube aos pequenos produtores pagar o frete para transportar de Barra do Bugre até as suas propriedades. A secretaria de agricultura tem uma parceria muito boa com a EMPAER, a qual trabalha no mesmo espaço físico da secretaria e tem feito um ótimo trabalho de apoio as ações, por exemplo, fazendo a análise de solo para que os produtores saibam como fazer o reparo necessário na sua propriedade. Recebemos ainda 4 resfriadores da SEAF, os quais foram destinadas para beneficiar quatro comunidades, duas no Vale do Amanhecer, uma na comunidade 13 de maio e outra na comunidade da Somapar”, afirmou o secretário de agricultura de Juruena.


Em suas conclusões o secretário informou ainda que tem trabalhado em diversas cadeias produtivas, lembrando que estão procurando trabalhar junto aos produtores de gado de corte, principalmente que a engorda dos bezerros permaneça no município para que haja matéria prima para abastecer ao frigorifico, e por outro lado, o processo de manejo e silagem para a cadeia produtiva do leite, a qual está em expansão na localidade.


Técnico da Empaer Felipe trabalhando processo de silagem aos produtores de gado de leite

Um dos técnicos responsáveis por algumas ações da EMPAER em Juruena é o Felipe Citadela Marques que atua há alguns anos na localidade, desta forma é conhecedor das demandas dos produtores da localidade, serviço que tem sido essencial aos produtores rurais, disse que:


Técnico da EMPAER em Juruena, Felipe Citadela Marques

"Em Juruena está crescente a prática de plantio de milho. Além de a cultura reformar a pastagem degradada, está servindo como estratégia de alimentação para gado durante o período de seca"


Serviço que os técnicos da EMPAER realizam é fundamental aos produtores, afirmou o secretário de agricultura, Leonir Sell.


O prefeito municipal, Manoel Gontijo de Carvalho (DEM) por sua vez disse:

Olha, a agricultura hoje é o nosso carro chefe, temos um secretário atuante, assim como todos os nossos secretários, e este ano já conseguimos realizar diversas ações para auxiliar aos produtores, por exemplo, obtemos junto ao estado a doação de uma boa quantidade de calcário, os produtores somente tiveram que pagar o frete, já que o calcário conseguimos a doação, temos diversas emendas objetivando adquirir implementos agrícola para atender os pequenos e médios produtores, esperamos conseguir colocar um bom número de implementos em cada gleba até o final do nosso mandato, esse é o nosso objetivo junto com todos os secretários, com os vereadores que são parceiros em trabalhar pelo desenvolvimento de Juruena”, afirmou o prefeito Manoel da Garça Branca.


Confira abaixo algumas imagens registradas das ações sendo realizadas pela Secretaria de Agricultura de Juruena



Por: Maurilio Trindade Aun