Tabela Periódica no Dia a Dia: Cromo e Crômio
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 27 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

O elemento químico cromo apresenta símbolo Cr, número atômico 24 e massa atômica 51u, localiza-se na Tabela Periódica como um metal de transição. Atualmente sabemos que depósitos ainda não explorados, ou muito poco, de cromo são ainda abundantes, e concentram-se principalmente no Cazaquistão e na África do Sul.
O cromo pode ser obtido a partir da cromatita, de fórmula molecular (FeCr2O4). Pode ser obtido para fins comerciais aquecendo-se a cromita em presença de elementos como o alumínio ou o silício, através de um processo conhecido como redução química. Atualmente, aproximadamente metade da produção mundial deste mineral, a cromita, é extraída da África do Sul com esta finalidade.
“No ano 2000 foram produzidas aproximadamente 15 milhões de toneladas de cromita, da qual a maior parte destina-se ao uso em ligas metálicas (cerca de 70%) como, por exemplo, para a obtenção do ferrocromo, que é uma liga metálica de crômio e ferro, com um pouco de carbono. Outra parte (cerca de 15% aproximadamente) emprega-se diretamente como material refratário e o restante, na indústria química para a obtenção de diferentes compostos de crômio”2.
Quais são as principais aplicações do elemento crômio no cotidiano? – no recobrimento de superfícies para fins estéticos e para evitar corrosão – é um dos principais aditivos ao ferro na fabricação do aço inoxidável – em pigmentos e tintas – amplamente usado em catalisadores – o arsenato de cobre cromatado era usado na preservação de madeira; cujo uso não é mais adequado devido à sua elevada toxicidade – na indústria do curtume; alternativas são pesquisadas para se evitar a liberação de cromo no ambiente, um potencial poluente – em materiais refratários – na fabricação de vidros; para obtenção de uma coloração verde
OBS: Em alguns locais o elemento é escrito como ‘cromo’. O padrão atual é escrever ‘crômio’.
Referências:
1. International programme on chemical safety. Environmental health criteria 61. Chromium. World Health Organization. Geneva, 1988.
2. ROCHA-FILHO, R. C.; CHAGAS, A. P. Sobre os nomes dos elementos químicos, inclusive dos transférmios. Quím. Nova, São Paulo, v. 22, n. 5, 1999.
3. International programme on chemical safety. Environmental health criteria 61. Chromium. World Health Organization. Geneva, 1988.
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.
Comentarios