O germânio foi descoberto por Clemens A. Winkler em Freiberg, na Alemanha, em 1886.
Germânio é um semicondutor. O elemento puro foi normalmente dopado com arsênio, gálio ou outros elementos, e usado como um transistor em milhares de aplicações eletrônicas. Hoje, no entanto, outros semicondutores tiver substituído.
Óxido de germânio tem um alto índice de refração e dispersão. Isso o torna adequado para uso em lentes de câmera grande angular e lentes objetivas para microscópios. Este é agora o principal uso para este elemento.
Germânio também é usado como um agente de liga (adição de 1% de germânio de prata ela pára de embaciamento), em lâmpadas fluorescentes e como um catalisador.
Ambos germânio e óxido de germânio são transparentes à radiação infravermelha e por isso são usados em espectroscópicos de infravermelho.
Propriedades físicas
O germânio parece um metal. Ele tem um, brilhante, cor prateada brilhante. Mas é frágil e rompe com bastante facilidade, que os metais normalmente não fazem.
Tem um ponto de 937,4 ° C (1719 ° F) e um ponto de 2.830 ° C (5.130 ° F), ponto de ebulição de fusão. Ele conduz uma corrente elétrica mal.
Fontes:
Comments