top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Governo Estadual e Municipal Pretendem Criar um Elefante Branco em Juara

ATENÇÃO MUNÍCIPES JUARENSES!

O estado no caos, repasses constitucionais sendo atrasados aos municípios, diversas escolas no estado precisando de reformas, diversas pontes parcialmente interditadas na região, professores da UNEMAT declararam greve temporária nesta segunda feira (13/11), por atraso em salário que o governo quer pagar parcelado, quando na verdade deveria ter quitado a folha até dia 10.


Quanto aos repasses para o atendimento da saúde no estado sempre foram problemáticos, mas esse governo piorou a situação chegado a calamidade pública, ou seja, o estado está um verdadeiro descontrole, mas enquanto isso, o governador e alguns deputados passeando, e ainda querendo iniciar uma suposta escola modelo em Juara.


Nota: Em Juara, a biblioteca municipal esta 'caindo aos pedaços', e há uma UPA, há mais de 03 anos, atuando como elefante branco.


Na realidade, a Escola Modelo, pode ser uma obra bem bolada para possibilitar desvios de recursos públicos, pois faz pouco sentido, um governo que desvaloriza os educadores querer propor a construção de uma escola modelo, pois sem profissionais qualificados e bem remunerados, falar em escola modelo é uma piada. Portanto, a escola modelo, é um projeto ousado visando desviar recursos ou um elefante branco a ser iniciado, assim como muitas obras iniciadas no estado ainda no governo anterior e que este governo nem “capacidade” para dar prosseguimento conseguiu.


Elefante Branco, ou iniciativa de obra visando um “projeto maior”, naqueles modelos de obras visando eleições, que começa quem sabe nos primeiros meses do próximo ano e daí depois o próximo governo descobre os superfaturamentos e será mais uma obra parada, igual ao VLT de Cuiabá.


Todavia, neste momento, o que importa é que a administração de Juara mandou para a câmara municipal, em sistema de urgência um projeto de doação de área do município, à SEDUC, para construção da Escola Modelo. O encaminhamento que foi pauta na sessão ordinária idealizada, no dia 13/11.

Demonstração gráfica da área que possivelmente será doada à construção da "Escola Modelo'

A área em questão, disponibilizadas em ofício, é a área ocupada atualmente pela garagem municipal, Ginásio Ângelo Sinval Riva e as ruas Piraporã e Cuiabá.


Todavia, nem basta a doação da área, precisará ainda a desafetação (desapropriação) da área em questão para construção da ‘Escola’. O interessante é que os projetos foram encaminhados em ‘urgência’ antes de ser idealizado uma audiência pública, para ouvir a população e os moradores que serão afetados direta e indiretamente por tal ‘ação’.


Obviamente todas as obras devem ser comemoradas, mas o preocupante é que a situação econômica e política no estado está um verdadeiro caos, e portanto, antes de se começar uma obra tem que verificar realmente a situação, pois sabemos que diversas escolas no estado estão em situação de abandono.


Portanto, é estranho o estado que 'falta' com repasses para manutenção das atuais escolas e pagamento de professores em dia, dizer que pode iniciar uma escola modelo. Sinceramente uma situação difícil de entender para quem parar e pensar um pouco.


Por outro lado, mesmo assim é importante que o projeto e o montante a ser destinado na construção desta “escola modelo” seja apresentada aos munícipes de Juara em audiência pública, pois com certeza todos ficarão feliz com a obra, desde que de fato se inicie e termine, sem ser para 'captar votos' ou para 'desviar recursos públicos'.


Por isso é importante ouvir a população. Agora, caberá ao Poder Legislativo de Juara, convocar a comunidade Juarense para debater a questão numa audiência pública. Antes, do encaminhamento do 'ofício', a realização da audiência pública, para esta 'questão', era de responsabilidade do Poder Executivo Municipal.


O interessante é que até o final do ano serão idealizadas mais 04 sessões ordinárias:

27/11 as 19:30 na Câmara de Vereadores 04/12 as 19:30 na Câmara de Vereadores 11/12 as 19:30 na Câmara de Vereadores 18/12 as 19:30 na Câmara de Vereadores


Numa destas deverá ser posto em pauta os ‘Resultados da audiência’ quanto a aprovação da doação da área do município ao governo do estado, e em seguida sobre a ‘desafetação’ da área em questão, pois o governo agora, no ‘final do mandato’, tem pressa em iniciar obras e terminar sabe lá “Deus quando”..


Outro ponto que merece atenção é o projeto encaminhado para votação, em regime de urgência, para de ‘incrementação’ de recurso na LOA/2016 devido ‘Destinação de recursos do Governo do estado para construção de unidade do Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS e do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, na ordem de R$ 1.000.000,00 (Hum Milhão), e R$ 120.000,00 (Cento e vinte mil) para cada unidade, para aquisição de 01 veículo.


No entanto, no projeto não foi especificado onde serão construídas as referidas unidades e quais modelos de veículos serão adquiridos, levando-se em consideração apenas a ‘contrapartida mínima’ do município, e a ‘pressão por prazo’ do Governo do Estado.


Vale relembrar que tanto o CRAS quanto o CREAS passaram a funcionar, no início de 2017, dentro da Estrutura da Secretaria de Assistência Social (visando facilitar o atendimento aos usuários dos programas oferecidos pelas unidades).


NOTA: Existe a cogitação de idealizar-se a Audiência Pública ainda nesta semana, na quinta (16/11) ou sexta-feira (17/11) (Informação a ser confirmada ou repassada pelo Poder Legislativo de Juara, que deverá comunicar a toda sociedade Juarense, para participarem da Audiência).


NOTA II: Vale ressaltar que diversos pontos necessitam serem levantados por parte dos cidadões juarense: Quanto de será investido no projeto? Quanto tempo será necessário para construção da obra? Qual será a origem de recurso? Quando será iniciado a obra? Que empresa pleiteirá a obra? Qual a garantia de continuidade da obra após as eleições de 2018? Como será o tratamento aos profissionais da educação, tendo em vista o ‘congelamento’ de investimentos no setor educação/e Saúde, por 20 anos?


Por: Elizangela Trindade com redação

bottom of page