top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Secretário estadual de Educação assina compromisso de reconstrução da escola José Alves Bezerra de P

A tão sonhada obra de reconstrução da Escola Estadual José Alves Bezerra de Porto dos Gaúchos, o mais antigo e tradicional colégio do vale do Arinos com 43 anos, finalmente foi lançada na noite desta sexta-feira (26/01), com a assinatura do termo de compromisso pelo secretário de Estado de Educação Marco Marrafon.

O ato de assinatura realizado no barracão de eventos da escola foi prestigiado pela comunidade escolar composta por educadores, alunos e vereadores.

Na mesa de honra estavam além do secretário de Estado Marco Marrafon os prefeitos de Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte Baxinho Piovesan e Silvano Neves, vice prefeito de Juara Carlos Sirena, presidente do legislativo municipal vereador Nolar Soares, assessor pedagógico municipal Gilberto Procópio, secretária municipal de Educação Flavia Muniz, diretora da unidade escolar Helena Isernhagen, o representante do deputado Oscar Bezerra Marcos May, e o pai do deputado Oscar, Sr. Orivaldo Bezerra que veio prestigiar o lançamento da obra cuja escola leva o nome de seu pai José Alves Bezerra (in memoriam) e sua esposa e mãe do deputado, Sra. Dirce Bezerra que foi uma das primeiras alunas da escola.

A diretora da unidade escolar, professora Helena Isernhagen, classificou como um marco histórico e um momento de grande emoção o ato, por saber que outros gestores que passaram pela direção também lutaram pela obra que vem agora durante sua gestão, e classificou que a escola literalmente renascerá com a nova obra. “É um sonho e um anseio presente no dia a dia de todos que trabalham e estudam na escola. Gestores escolares e políticos que passaram, todos lutaram por isso e são conhecedores da realidade da escola, e chega um momento que não dá mais pra segurar remendando, e é preciso reconstruir” destacou a diretora que garantiu que mesmo com o início das obras em breve, o calendário escolar não será prejudicado e está mantido o retorno das aulas em 2018 para o dia 15 de fevereiro.

O legislativo municipal representado pelo presidente Nolar Soares tem sido parceiro da gestão escolar, cobrando insistentemente a reconstrução da escola José Alves Bezerra, e desde a legislatura anterior vários pedidos foram protocolados junto ao governo do estado.

Para o vereador Nolar, ver o sonho começar a se tornar realidade é bastante significativo, uma vez que a escola tem toda uma história ligada ao município. “Um ato histórico que vem sendo uma busca constante da classe educacional de modo geral junto com a sociedade, além de ser reinvindicação da classe política desta e de gestões passadas, para que houvesse a reconstrução da escola, oferecendo melhoria para os alunos e professores. Ficamos felizes pela presença do secretário Marco Marrafon, e por ele estar honrando o compromisso firmado conosco quando na última visita feita a ele em Cuiabá junto com o prefeito Baxinho, e é desta forma que vemos que ação política com responsabilidade é que determina o que vai acontecer. Nada mais justo que termos um prédio novo para esta escola, proporcionando segurança e conforto pra quem trabalha e estuda na escola, e agradecemos a todos os envolvidos neste projeto”, destacou Nolar.

Nas palavras do prefeito Baxinho Piovesan, a assinatura do termo é o momento que dá a certeza de que a obra vai acontecer, e no tocante a parte da prefeitura municipal, a partir da semana que vem já começa a demolição dos pavilhões de salas de aulas antigas e interditadas.

“Estamos desde 2013 em busca deste momento e agora vai acontecer realmente. Nós propusemos a ajudar o estado no que for preciso e vamos ser parceiro do estado nessa obra da escola, assim como vem sendo em outras demandas, pois vemos que o governo demostra interesse pela região. O secretário Marrafon e um grande parceiro do vale do Arinos e de Porto dos Gaúchos e temos certeza que isso irá acontecer nesta escola até mesmo pela pessoa que ele é, pelo grande medico que seu pai foi na região, e estamos orgulhosos de estarmos juntos nesta parceria”, destacou o prefeito.

Baxinho explicou que a parceria da prefeitura consiste em demolir a parte antiga da escola, fazer a separação do material que pode ser reaproveitado, providenciar salas de aulas provisórias e banheiros.

“Nossa sociedade pode ficar tranquila que as aulas vão continuar. É como o secretário falou, que se o estado fosse atrás de toda a parte que a prefeitura vai providenciar, demoraria muito mais pra ter início ou talvez nem acontecesse, então é fundamental a participação do município. Agradeço aos deputados da região pelo apoio cobrando, a deputada Janaina Riva, deputado Oscar Bezerra cujo nome da escola é do seu avô e tenho certeza que a família se empenhara muito também para que isso aconteça”, frisou o gestor.

O secretário Marco Marrafon disse que o pontapé inicial foi no começo de 2017, quando a situação da escola foi apresentada pelo deputado Oscar Bezerra, e que de lá pra cá foi feito todo o projeto e agora foi necessário a parceria da prefeitura para dar início a obra da escola completamente nova, com quadra e atendendo a demanda que vem sendo reivindicada a mais de 10 anos.

“O prefeito Baxinho foi muito firme e disse que vai fazer a demolição e garantir o mínimo adequado para que os estudantes não sejam prejudicados. O governador Pedro Taques pediu pra cuidarmos da região do vale do Arinos com muito carinho e estamos seguindo esta determinação, trazendo escola de qualidade” enfatizou.

Quanto aos prazos para início e termino da obra, Marrafon esclareceu que o processo licitatório demora mais o menos 90 dias, e o prazo de execução deve demorar cerca de um ano e meio até o termino se tudo correr dentro do previsto.

“Vamos estar priorizando e superando todos os desafios que vierem a surgir pra poder fazer a entrega desta obra que vai gerar um investimento em torno de R$ 6 milhões e meio de reais pra deixar a escola com um ambiente bastante adequado com quadra esportiva, salas novas e climatizadas”, concluiu Marrafon.

Fonte: Porto Notícias

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page