top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Programação para semana da mulher passará por todas as comunidades de Porto dos Gaúchos

As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os even

tos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.


Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.


O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.


Como se observa, neste dia 08 de março se comemora o dia internacional das mulheres, mas muitos esquecem de como essa data se iniciou e quantas mulheres morreram em defesa de melhorias econômicas e direito iguais no mercado de trabalho.

Todavia, procurando reavivar a memória e luta das mulheres, o dia 08 de março conta com uma programação em Porto dos Gaúchos.


A administração municipal de Porto, através da secretaria de assistência social, organizou diversas atividades para “comemorar” o dia internacional da mulher no município.

De acordo com a secretária de assistência social, Ângela Piovesan a programação é intensa e percorrerá os distritos durante a semana, e se encerra no dia 08 no salão paroquial às 19:30.

Na programação municipal consta na programação atividade no dia 06 na comunidade do Cambará às 14 horas e as 19 horas na comunidade de Novo Paraná, já no dia 07 as atividades se inicia na comunidade do engano às 15 horas e em seguida as 18:30 no distrito de São João.


O prefeito municipal, Moacir Pinheiro Piovesan, mas conhecido por Baxinho Piovesan, destacou que a história mostra a importância da mulher nas lutas sociais e a importância das mulheres no contexto social, por isso, muitos tem que lembrar que estas conquistas das mulheres foi com muita luta e morte, como registra a história, mas que na maioria das vezes procuramos tornar essa data alegre, pois sabemos da importância de divulgar sempre otimismo, alegria e o melhor para os nossos munícipes, pois precisamos contagiar a nossa população para o melhor, por isso a maioria das nossas atividades procuramos comemorar as conquistas, mas sabemos que toda conquista demanda luta, por isso, parabéns as mulheres pelas lutas sociais, comentou Baxinho.


Por: Maurilio Trindade Aun



bottom of page