Setor florestal de Mato Grosso participa de feira internacional da madeira em São Paulo
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 13 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Empresários do setor florestal de Mato Grosso já preparam os produtos que irão expor na Florestal Tech realizada pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) durante a Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira (ForMóbile), que acontecerá em São Paulo, no próximo mês.

Durante o evento serão apresentados diferentes produtos, como decks, portas, pisos, além de amostras de madeira nativa serrada e de lâminas. O objetivo é apresentar ao principal centro comercial do país, o potencial de produção e de sustentabilidade da madeira tropical mato-grossense.
Os produtos, oriundos de empresas ligadas aos sindicatos associados ao Cipem, estarão em um estande personalizado, com 40 m², localizado no Espaço Madeira, da revista referência. Além dos produtos, também estará disponível um catálogo interativo que, por meio de um aplicativo para mobile (cipem ra), é possível interagir em diversas interfaces, como por exemplo, no ambiente interno de uma residência, aplicando as 32 espécies nativas disponíveis, alterando a parede, o forro, o piso, móveis e conhecer, ainda, outros detalhes sobre o manejo florestal em realidade aumentada.
Além da exposição dos produtos, o Cipem quer ampliar as discussões sobre o cenário econômico, as tendências, oportunidades e novas tecnologias do setor de base florestal. Para isso, vai promover palestras com arquitetos sobre as diversas possibilidades de usos da madeira.
A proposta é contar, também, um pouco mais sobre a história do setor florestal mato-grossense. “A feira representa um importante espaço de informações e de negócios, pois reúne empresas produtoras e compradoras de madeira de vários estados e países. É uma oportunidade importante de mostrar que a cadeia produtiva da madeira nativa do nosso estado é sustentável, tem qualidade e responsabilidade”, afirma o presidente do Cipem, Rafael Mason.
A 8ª edição da ForMóbile e a 2ª edição do Florestal Tech acontecem de 10 a 13 de julho de 2018, na Expo São Paulo, localizada na Rodovia do Imigrantes, Km 1,5, em São Paulo – capital.
Sobre o setor em Mato Grosso
A madeira de Mato grosso é oriunda de 3,2 milhões de hectares de florestas manejadas. E a expectativa é de chegar a 6 milhões de hectares até 2030.
A atividade agrega mais de 5 mil produtores, sendo cerca de 1.800 indústrias e comércios. Juntas, elas empregam cerca de 90 mil pessoas direta e indiretamente.
Ao todo, 44 municípios mato-grossenses têm como base econômica a atividade florestal. O setor ocupa a 4ª posição no ranking da economia estadual.
O setor de base florestal arrecadou, em impostos, aos cofres públicos estaduais, somente em 2017, mais de 47 milhões de reais em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e mais de 16 milhões de reais para o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
Por: Daniela Torezzan/Cipem











































































Comentários