Ações para redução da taxa de cesáreas no Brasil é tema de artigo internacional
- Ministério da Saúde
- 31 de out. de 2018
- 1 min de leitura

A revista cientifica inglesa The Lancet publicou essa semana um artigo escrito pelo ministro da saúde, Gilberto Occhi, sobre ações estratégicas para reduzir taxa de cesáreas no Brasil. Entre outras coisas, o texto esclarece que o Ministério da Saúde tem intensificado esforços para sensibilizar e mobilizar todos atores envolvidos nos partos realizados no Brasil e implementado ações estratégicas para assegurar pré-natal de qualidade, parto seguro e humanizado e atenção puerperal com garantia do planejamento reprodutivo.
O artigo explica que a cesariana, é uma cirurgia, e este procedimento pode salvar vidas de mulheres e bebês quando ocorrem complicações durante a gravidez ou o parto, no entanto, o seu uso sem razões clínicas justificadas é motivo de preocupação, pois o procedimento também esta associado a aumento do risco de morbidade e mortalidade materna e neonatal.
O uso da cesariana aumentou nos últimos 30 anos, no Brasil a taxa de cesárea nas unidades do SUS estão em torno de 41%, e nas unidades privadas chegam a 83% , muito além dos níveis recomendados, que estão entre 10% a 15% dos nascimentos , o que não representa benefícios maternos ou perinatais significativos.
Comentários