top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

O aedes aegypti também ameaça os cachorros


A aquele mosquito listrado pra lá de irritante pode carregar um verme, o Dirofilaria immitis, que encontra no organismo canino um ambiente propício para se desenvolver. “O parasita causa lesões no coração e nos vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo circulatório pulmonar e, em situações mais graves, provoca insuficiência cardíaca”, explica o veterinário Luciano Pereira, da Universidade Anhembi Morumbi.


Depois de invadir o cachorro, o intruso se multiplica e evolui lentamente – ele chega a atingir 20 centímetros! Quando sintomas como tosse seca, dificuldade para respirar, aumento de volume abdominal, intolerância ao esforço e desmaios aparecem, a doença não raro já está em estágio avançado.


E o problema é que o tratamento costuma ser muito agressivo nesses casos. “Mesmo se matarmos o verme, ele pode gerar inflamações durante sua decomposição”, explica o veterinário Eduardo Lipparelli, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care, na capital paulista. “Daí por que é melhor prevenir do que remediar”


Outros malfeitores

Fora o Aedes, mais duas espécies de mosquito propagam a dirofilariose: o Cullex (pernilongo comum) e o Anopheles (chamado de mosquito-prego). No entanto, várias enfermidades sérias que afligem os cães surgem em função de picadas. O mosquito-palha, por exemplo, pode carregar um protozoário por trás da leishmaniose visceral canina – mal que abala rins, fígado, estômago, coração e até medula óssea. O jeito é ir ao veterinário para resguardar seu amigo de quatro patas dessa e de outras encrencas.


Xô, mosquito!

A primeira regra é eliminar quaisquer focos de criadouro do Aedes. Além disso, coleiras repelentes ajudam a proteger os cães – só não os deixe mordê-las, já que possuem compostos tóxicos. “Também recomendamos medicações preventivas que eliminam as larvas antes que elas fiquem adultas”, complementa Lipparelli.

bottom of page