• Noticias Automotivas

Como recuperar e limpar farol do carro?


O conjunto ótico é um dos itens mais importantes de um automóvel. Sem ele, ficaria impossível ao ser humano dirigir um veículo durante a noite, dada a falta de visibilidade.



Então, os faróis precisam sempre estar em condições de oferecer iluminação adequada durante a condução. Então, como recuperar e limpar farol do carro?


Como já dito, o farol é um item de segurança importante para a segurança do condutor, passageiros, terceiros e pedestres. Ele foi projetado para durar toda a vida útil do carro, porém, nem sempre o material utilizado atende ao que o projeto original exigia e isso representa uma perda de qualidade com o tempo.


Alguns modelos de carros, no entanto, apresentam grande perda de transparência nas lentes dos faróis, reduzindo a capacidade de iluminação e depreciando o veículo, que acaba passando a imagem de carro velho e mal conservado.


Por isso existem técnicas e meios para se recuperar novamente essa aparência de automóvel conservado e a iluminação original do produto.




Neste artigo, saiba como recuperar e limpar farol do carro e assim poupe dinheiro, já que um conjunto novo custa absurdamente caro, não importando se é modelo ainda em produção ou fora de linha.


Antigamente, os faróis tinha lentes de vidro e, como se sabe, o vidro dura milhares de anos. Porém, seu emprego foi extinto e no lugar, passaram a usar policarbonato.


Trata-se de um termoplástico que tem tempo de vida menor que o do carro e com variação de temperatura, exposição ao sol, chuva, entre outros, acaba envelhecendo mais cedo do que o projeto do automóvel, pois a proteção da lente se desgasta rápido. Até mesmo o resto de insetos secos por muito tempo, acaba afetando essas lentes por causa de toxinas.


Assim, ele ficará amarelado e com aspecto de sujo ou velho. Então, uma recomendação é, após viagens longas, lavar os faróis com sabão neutro para retirar os insetos impactados e eliminar o efeito da toxina presente em suas composições.


Para começar a tarefa de trazer vida ao farol que já está com aquela cara de caído, primeiro é preciso buscar no mercado produtos adequados para o serviço. Existem diversos kits de limpeza e com preços variados, indo de cerca de R$ 36,00 até uns R$ 240,00.


O kit geralmente não apenas ajuda a recuperar e limpar farol do carro, mas também faz o mesmo com as lanternas. Existem diversas “receitas” caseiras para esse serviço, indo desde pasta de dente até óleo de banana. Mas, para quem não quer arriscar, os kits com produtos industrializados e específicos para cada etapa do trabalho estão disponíveis.



Água oxigenada, pasta de dente, vinagre…

Para quem não pode pagar por kits mais completos e caros, utilizar alguns produtos de baixo custo ajuda.


Água oxigenada: limpar bem a lente e remover poeira e outras sujeiras com água corrente. Despeje três gotas de detergente, de preferência de limão. Então, utilize um pano molhado em água oxigenada (peróxido de hidrogênio) e esfregue por 3 minutos. Cubra o local com pano úmido, retire o pano e deixe secar ao sol.


Pasta de dente: nesse caso, passe a pasta sobre a superfície do farol até que ele todo fique esbranquiçado (utilizar pasta branca). Então, passe um pano para remover o excesso e depois molhe. Novamente utilize um pano para remoção suave, até que o farol esteja livre do creme dental.


Vinagre com bicarbonato de sódio: Lave o farol com detergente e depois passe a solução indicada sobre a superfície. Passe um pano limpo e seque o local. Por fim, aplique cera no local.


Óleo de banana: Passe uma flanela na lente do farol para remover poeira e sujeira superficial. Depois aplique com cuidado e suavemente o produto através de um pedaço de algodão, sempre num mesmo sentido para evitar marcas. Então, passe massa de polir para finalizar. O óleo pode ser comprado no comércio.

Polimento

Massa de polir: Este talvez seja o mais popular. Aqui, serão necessárias lixas d´água bem finas (igual ou acima de 1000 ou se preferir, de 1500 a 2000), água, pano e estopa ou pano de microfibra, sendo importante a massa de polir (com alumínio é mais recomendado para faróis). O serviço começa com a lavagem do farol. Após isso, passe suavemente a lixa fina e molhada sobre a lente do farol.


Conforme vai passando, adicione mais água com um borrifador para reduzir o atrito com o material plástico da lente e também para remover o resíduo do processo. Vai adicionando mais água e verificando como está a transparência do farol.


No começo, passe a lixa 2000 e depois a 1500, a fim de que a maior parte do material ruim seja retirado logo no início, ficando a mais fina para acabamento. Após verificar que ficou bom, passe para a segunda fase.


Lave bem a lente do farol e seque. Então, aplique a massa de polir com uma estopa ou pano de microfibra em movimentos circulares, da mesma forma que faria com a cera sobre a lataria do veículo. Depois de verificar que a lente está mais clara, deixe por alguns segundos o produto sobre a superfície do material.


Quem preferir utilizar uma máquina de polimento (politriz), pode ajusta-la para a velocidade mais baixa, aplicando a massa de polir sobre a espuma, espalhando de forma suave o material sobre a lente do farol.


O processo é longo, pois é necessário passar pelo menos três camadas de produto até que a lente fique cristalina novamente. Se for feito à mão, prepara-se para o esforço extra.


Por fim, inicie a retirada da massa de polir com um pano até que o farol fique completamente limpo. Depois ligue o farol contra uma parede para verificar a intensidade do brilho.


Este serviço é o mais trabalhoso de todos acima, mas geralmente é o mais recomendado pelos proprietários de carros mais antigos e especialistas. Ele permite à lente, ter uma sobrevida maior.


Entretanto, se o farol já estiver descamando visualmente e com rachaduras, pode ser que apenas lixamento e polimento não sejam suficientes, sendo assim necessária a troca dos faróis, o que alguns acabam fazendo.

Setor Automotivo

Agenda Digital da Cidade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4