Novo protótipo de habitação mínima é auto-suficiente em energia
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 28 de jan. de 2019
- 1 min de leitura

Você consegue imaginar uma casa 100% sustentável? Segundo especialistas da Universidade de Yale e da ONU, o sonho já é possível.
O esforço coletivo gerou o protótipo de habitação mínima auto-suficiente em energia. A casa tem 22 m² e é alimentada apenas por fontes de energia renovável.
O debate proposto pela iniciativa serve “para avaliar o quanto somos capazes atualmente de minimizar a exploração de recursos naturais”. Então, todos os materiais usados em sua construção são renováveis e de origem biológica.

“O mundo precisa de mais moradias, mas o importante é que precisamos construir estruturas mais inteligentes e eficientes. O setor habitacional é responsável pelo consumo de até 40% dos recursos totais do planeta e representa mais de um terço das emissões globais de gases de efeito estufa."

"Projetos mais eficientes beneficiarão a todos além de consumir menos recursos. Inovações como esta são muito bem vindas para ampliar a discussão e fazer como que a indústria da construção incorpore cada vez mais elementos sustentáveis em seus processos e projetos”, declarou Erik Solheim, Chefe do UN Environment em nota.

O projeto experimental foi realizado pelo escritório de arquitetura especializado em moradias inteligentes Grey Organschi, em parceria com o Centro de Ecossistemas em Arquitetura da Universidade de Yale. O protótipo foi apresentado no Fórum sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU em Nova York durante o mês de julho.
Comentários