top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Prefeitura de Cuiabá faz o resgate de cães com denúncias de espancamento

Após receber denúncias de um caso de espancamento de animais em uma escola desativada no bairro Dom Aquino, região central de Cuiabá, servidores da Diretoria de Bem Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá, juntamente com o 1º Batalhão da Polícia Militar, foram até o local para fazer o resgate dos dois cães que estavam sendo maltratados por um morador de rua.

A diretora de Bem Estar Animal, Saula Ouverney, ressaltou a importância da participação da sociedade para registrar as denúncias de casos semelhantes a esse.


“A pessoa que identificar um caso de maus-tratos deve fazer a denúncia. Com esse tipo de ajuda é possível realizar de forma efetiva o trabalho da diretoria recentemente criada pela Prefeitura de Cuiabá.


Se a pessoa vir e não denunciar, ficamos impossibilitados de fazer o resgate. O trabalho em conjunto contribui para a eficiência do trabalho, a fim de evitar casos de espancamento, abandono, entre outros contra os animais”, declarou a diretora.


Após o resgate, informou Saula, os cães foram encaminhados para o Centro de Zoonoses para realização dos exames médicos para detecção de eventuais danos à saúde física do animal.


Depois de realizado esse procedimento, os cães são colocados para adoção. Enquanto os bichinhos não são devolvidos ou adotados ficam em canis cedidos à Diretoria, até encontrarem um lar.


A Diretoria


Maus-tratos contra animais domésticos ou abandono são práticas terminantemente proibidas na Capital, mediante a Lei municipal nº 436/17. A normativa, que dispõe sobre as políticas de proteção voltadas para estes bichos, determina a responsabilidade que cada guardião possui. A ferramenta ideal para que os diretos dos animais de estimação sejam cumpridos é a informação.


De acordo com a diretora, “os guardiões de bichos, como cães e gatos, precisam entender que ser dono implica em uma série de atribuições fundamentais.


Negligência quanto ao alojamento é considerado crime. Isso inclui expor o animalzinho a condições climáticas excessivamente agressivas, como sol constante e chuvas torrenciais.


É também fundamental que o espaço onde ele convive seja apropriado, com cobertura, e não apresente condições insalubres, sendo cercado por dejetos. Higienizar a ‘casa’ do seu filhote faz parte da dinâmica de ser o responsável por um animal”, afirmou Saula.


Além de receber denúncias referentes ao abandono ou maus tratos, a Diretoria vem planejando iniciativas que façam com que o trabalho na proteção animal seja efetivo e eficaz.


“Um denso processo de orientação vem sendo realizado pela Diretoria de Bem Estar Animal vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano a fim de conscientizar a população cuiabana quanto aos cuidados e atribuições necessárias com os animais e quais caminhos devem ser seguidos para o registro de casos”, garantiu.


As denúncias podem ser feitas pelo telefone (65) 3645-6126, da Diretoria de Bem Estar Animal.

DADOS - Cerca de 513 denúncias de maus-tratos, abandono e acidentes com animais domésticos já chegaram à recém-criada Diretoria de Bem Estar Animal de Cuiabá, no período de março a dezembro de 2018.


Destas ocorrências, 117 bichinhos foram resgatados, 69 deles conseguiram ser adotados e outros 19, classificados como animais “comunitários”, foram tratados e devolvidos ao seu habitat.


Fonte: Assessoria da prefeitura


Agenda Digital da Cidade

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page