top of page

Taiwanês de 97 anos salva sua aldeia pintando casas com arte colorida

  • Foto do escritor: A Folha do Vale - Jornal e Site
    A Folha do Vale - Jornal e Site
  • 16 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Há cerca de dez anos, Huang Yung-fu, enfrentou um impasse. O governo de Taiwan, na Ásia Oriental, ameaçou derrubar sua aldeia centenária, uma vez que ele era o último residente remanescente. A ideia era construir um complexo de apartamentos mais moderno no local.


Ofereceram ao idoso uma generosa quantia em dinheiro para ele abandonar a aldeia, mas Huang não conseguia suportar a ideia de deixar a casa onde morou por longos anos. Foi aí que ele começou a pintá-las.


Carinhosamente apelidado de “Vovô Arco-Íris”, Huang nasceu na China e lutou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos nacionalistas contra o governo comunista de Mao Tsé-Tung. Derrotados pelo regime de extrema-esquerda, Huang e outras 2 milhões de pessoas fugiram para Taiwan.


Huang, então, fundou uma aldeia improvisada ao lado de centenas de soldados e suas famílias. O que deveria ser uma solução temporária acabou se tornando seu lar.

Imagine o choque do idoso ao saber que quase 75 anos após a fundação da aldeia, ela seria destruída. “Quando cheguei aqui, a vila tinha 1.200 residências e todos nós sentávamos e conversávamos como uma grande família”, contou Huang à BBC . “Mas então todo mundo se afastou ou morreu e eu fiquei sozinho”, completa. Sem ter para onde ir, a arte aliviou o sofrimento de Huang.


A primeira pintura foi um pequeno pássaro em seu bangalô. Animado, continuou com gatos, aves de todos os tipos e tamanhos, e pessoas. Em 2010, um estudante universitário taiwanês foi à aldeia e ouviu a história de Huang. Saiu de lá comprometido a ajudá-lo. Munido de algumas fotos do local, o rapaz começou uma campanha de financiamento coletivo e uma petição para salvar o lugar da destruição.


A campanha viralizou e repercutiu fortemente na imprensa taiwanesa. Nascia o “Vovô Arco-Íris”. Logo a aldeia colorida tornou-se um simpático destino turístico para pessoas de dentro e fora do país.


Atualmente, a Aldeia Huang atrai mais de um milhão de visitantes por ano. De quebra, o idoso aposentado teve o direito de manter sua casa – e sua história. “O governo me prometeu que vai manter esta casa e esta aldeia”, disse ele . “Eu estou tão feliz e agradecido.”


Huang Yung-fu, 97 anos, é conhecido como “Vovô Arco-Íris” pelas pinturas coloridas que criou em sua aldeia.


Comentários


Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
MDIACO~1_edited.png
MDIADI~1.PNG
CAPA COM CONTRACAPA DO 2º Livro da Série Mestres e Guardiões de Si.png
Mídia de Divulgação do Projeto Social Literário PRONAC 2316326.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE                    Email: afolhadovale@hotmail.com             

CNPJ/PIX: 32.744.303/0001-05                                                    Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page