top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

A Regularização Fundiária e o Agronegócio dos Pequenos e Médios Produtores Rurais em Foco

Todos os municípios precisam fortalecer o seu agronegócio, sua agroindústria, expandir a implantação das pequenas e medias indústria e as atividades de serviços, se de fato desejar o desenvolvimento, e ter um crescimento de ICMS

(Imposto Sobre Circulação Mercadorias e Serviços) como uma das melhores fontes de recursos, mas ao fazer este trabalho, haverá uma melhor atração de moradores para a localidade, e desta forma o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) também será aumentado em um novo censo, e desta forma, os municípios terão mais recursos para poder investir em infraestruturas públicas, saúde, educação, informações, assistência técnica e investimento no potencial do município, sempre buscando atrair mais investimentos.


No município de Cotriguaçu, procuramos conversar com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, David Lima Lopes, quais as ações que está sendo feito visando a regularização das propriedades dos assentados pelo INCRA, já que são mais de 2300 propriedades de pequenos produtores que precisam ser regularizadas, neste sentido, o secretário informou que:


O trabalho de regularização fundiária está sendo feito, a Prefeitura Municipal de Cotriguaçu já iniciou um projeto-piloto, apesar de o Georreferenciamento ser de obrigação do INCRA, mas o INCRA não tem recursos para estar fazendo este trabalho, portanto, o Prefeito teve iniciativa de estar fazendo o georreferencial dos assentamentos. Este é o primeiro passo a ser feito antes de efetuar títularização.


A administração municipal fez uma parceria com os produtores, saindo a um preço bem acessível, mais de 4 vezes mais barato por parcela, com a conclusão já feita de um assentamento. Estamos aguardando uma resposta do governo do estado para contribuir com o georreferenciamento, com recursos advindo do projeto ‘Terra a Limpa’, se por ventura conseguirmos este recurso, não precisaremos estar cobrando do parceleiro, caso não façam, estaremos avançando os outros dois assentamentos, também com parceria, mas esperamos conseguir apoio do governo do estado”, afirmou o secretário David.


Na oportunidade, questionamos o secretário sobre as principais atividades de cadeias produtivas incentivadas e trabalhadas pela secretaria de agricultura de Cotriguaçu, o qual destacou que:


Nas cadeias produtivas estamos trabalhando com o cacau, o café e com o leite. Estamos fazendo a distribuição de até 3 mil mudas de café para cada produtor com uma inscrição prévia para controle. Entregamos recentemente 40 mil mudas e estamos com mais 40 mil mudas preparadas para entregar. Temos parceria também com a EMPAER, com assistência técnica que nos ajuda, inclusive estamos à procura de mais técnicos para nos auxiliar, pois, a demanda está grande e contamos hoje com somente um profissional que nos auxilia. Por isso, estamos indo atrás e cobrando do Estado.


Em relação ao cacau, aqui no município atendemos uma parcela de produtores que estão plantando cacau na forma convencional. Hoje nós temos uma média de trinta produtores que tem em torno de 70 hectares de cacau no município, há produtores que produzem até mil quilos por hectare, conseguindo um montante de 9 mil reais por hectare pelo preço do cacau hoje. Estamos desenvolvendo uma parceria com a CEPLAC para implantar cacau clonal, resultando uma lavoura melhorada que podemos usar como base Rondônia que já está produzindo cerca de 3 a 4 mil quilos por hectare/ano.


Conversamos com o Secretário Estadual de Agricultura pedindo para o Estado abraçar a agricultura do cacau tornando uma cultura do território, expandindo no Estado como já está aqui, em Colniza, Juruena, Nova Bandeirantes e Alta Floresta. Inclusive recebemos dois consultores de cacau, da Bahia e de São Paulo que fazem negócios com outros continentes como Ásia e África que ficaram encantados com nossa região, nas lavouras que visitaram, sem técnica alguma, não encontraram doenças e uma produção razoavelmente boa e desta visita concluíram que temos um potencial muito grande para a agricultura do cacau. Estes Consultores, informaram também que há um possível mercado muito grande na Europa, pois, temem que a África logo não dê conta da demanda de cacau no mundo. E estão de olho em países sul-americanos para futuras negociações.


Quanta a bacia do leite, estamos propondo também assistência técnica, levando propostas para os produtores e presidentes de associações fazer o trabalho de intensificação e melhoria das pastagens. Temos também o trabalho de genética, onde abastecemos todo o mês com nitrogênio aos produtores, para armazenamento de sêmen, aqueles que tem seus reservatórios, mas além da genética, outro fator de extrema importância para a melhoria da produção leiteira, são as pastagens, por isso, estamos dando assistência, ajudando e ensinando aos produtores a preparar a pastagem para melhor qualidade e rendimento”, Afirmou o Secretário David de Cotriguaçu.


O secretário, na oportunidade comentou que hoje o município de Cotriguaçu com sua bacia leiteira produz mais de 300 mil litros de leite por mês, comentando que a empresa de laticínio Casterleite, está à espera de licenciamento para iniciar a implantação de suas instalações em Cotriguaçu e que será uma estrutura melhor da que possui em Castanheira. Pois, de acordo com o secretário, abrangerão não somente a região de Cotriguaçu, mas que exportará leite para outros estados e regiões.


David ainda afirmou que: “Estamos também concluindo a pintura e reforma da obra do pasteurizador municipal, e possivelmente criaremos uma cooperativa para comprar os insumos e vender aos produtores. A exemplo, o calcário que é de difícil aquisição para um só produtor, estamos na expectativa e esperança da inauguração dessas instalações acontecer ainda este ano”, finalizou o secretário David.


Por: Maurilio Trindade Aun

Digitação da entrevista: Felipe Oliveira Carvalho

bottom of page